APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DESCRITIVO E EXPLORATÓRIO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DA CIDADE DE CAXIAS DO SUL – RS

  • Bruno Bazanella Faculdade da Serra Gaúcha - FSG
Palavras-chave: Cinco Disciplinas. Aprendizagem Organizacional. Gestão do Conhecimento.

Resumo

A aprendizagem organizacional e a gestão do conhecimento são assuntos bastante promissores e contemporâneos na administração de empresas. Portanto, este trabalho tem o objetivo geral de analisar a percepção dos gestores de pequenas e médias empresas acerca da aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento e a sua aplicabilidade no processo de gestão de pessoas. De forma a contemplar este objetivo, realizou-se uma pesquisa descritiva exploratória na cidade de Caxias do Sul (RS). A partir da concepção de Senge (2010) que identifica Cinco Disciplinas essenciais para que as empresas possam se tornar organizações que aprendem; seguindo ao encontro do preposto por Garvin (2004) que relaciona intimamente a aprendizagem organizacional ao ganho de qualidade e desempenho. Mediante essa transformação, as evidências deste estudo indicam que ainda há necessidade de qualificação técnica dos administradores de pequenas e médias empresas no sentido de prepará-los para administrar a criação e a administração de conhecimento em um novo tempo em que o conhecimento é uma vantagem competitiva e não apenas uma temática acadêmica restrita à sala de aula.