A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA CAPTAÇÃO E SELEÇÃO DE TALENTOS: UM ESTUDO REALIZADO NAS AGENCIAS DE EMPREGO DE CAXIAS DO SUL/RS

  • Amanda da Costa Faculdade da Serra Gaucha
  • Margareth Inês Motter Caregnatto Faculdade da Serra Gaucha
Palavras-chave: Redes Sociais. Recrutamento. Seleção

Resumo

Com os grandes avanços tecnológicos, cada vez mais as pessoas utilizam diversas redes sociais disponíveis na internet para se comunicar e interagir rapidamente entre si, tanto para assuntos pessoais quanto profissionais. Recrutar e selecionar por este meio começa a ganhar espaço no mercado de trabalho e é preciso acompanhar essa nova tendência. Sendo assim, o problema de pesquisa deste estudo é quais os impactos da utilização das redes sociais nos processos de recrutamento e seleção nas agências de emprego de Caxias do Sul/RS no primeiro semestre de 2013? Procurou-se aprofundar o assunto na prática e verificar como este processo vem sendo realizado. Para o embasamento do assunto foram utilizados renomados autores, tais como: Gomes (2011), Martins, Shimoda e Nunes (2011), Dias, Ferreira e Silva (2009), Gomes et al. (2012). Quanto à metodologia, a pesquisa tem caráter exploratório, por meio de um estudo de casos múltiplos e a abordagem qualitativa. Este estudo permitiu verificar que o recrutamento nas redes sociais online é um fenômeno recente e mostrou que influenciou os processos de recrutamento e seleção das agências de emprego da cidade de Caxias do Sul/RS, estas que criaram um perfil ou fan page nas redes sociais para divulgar suas vagas, recrutar e selecionar os candidatos.

Biografia do Autor

Amanda da Costa, Faculdade da Serra Gaucha
Recursos Humanos
Publicado
2014-09-23