AS FERRAMENTAS DE ENDOMARKETING QUE INFLUENCIAM NA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES DO INSTITUTO CULTURAL E DESPORTIVO MUTIRÃO

  • Roselaine Bonete Faculdade da Serra Gaúcha - FSG
  • Fabio Teodoro Ribas Faculdade da Serra Gaúcha - FSG
Palavras-chave: Composto de Endomarketing. Ferramentas Satisfação.

Resumo

 Este estudo tem como principal objetivo Identificar as ferramentas de endomarketing que influenciam na satisfação dos colaboradores do Mutirão. O estudo foi realizado no Instituto Cultural e Desportivo Mutirão Ltda, Caxias do Sul – RS. O endomarketing é definido como práticas que podem ser utilizadas para alcançar os objetivos da organização. É também considerado uma estratégia adequada, que tem como principal objetivo fazer com que todos os colaboradores tenham uma visão compartilhada do negócio da empresa, fortalecer as relações internas da organização, incluindo itens como a gestão, metas resultados, produtos e mercados, Brum (2010). O estudo busca na literatura a fundamentação teórica, procura abordar as ferramentas de endomarketing de acordo com os principais autores utilizados Brum (2010), Bekin (2004) e Inkotte (2000). A metodologia de pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa cujo método fora o de estudo de caso, o instrumento para coleta dos dados é um questionário criado pelo autor, contendo dez perguntas, aplicado em uma amostra formada por nove colaboradores dos departamentos comercial, apoio, coordenação e pedagógico. O estudo atinge os objetivos propostos ao descrever as percepções dos colaboradores quanto às ferramentas de endomarketing que influenciam em sua satisfação. Os resultados apontaram que os funcionários estão cientes da importância das ferramentas de endomarketing e conhecem o conceito. No entanto, percebe-se uma necessidade do público interno na modernização de métodos para a utilização das ferramentas.

Publicado
2012-09-27