ENDOMARKETING: UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA DE GESTÃO- ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS GESTORES, CORRETORES E EX-CORRETORES DE UMA EMPRESA DO RAMO IMOBILIÁRIO DE CAXIAS DO SUL (RS)

  • Catiuce Santinon Dal Bello Faculdade da Serra Gaúcha - FSG
  • Fábio Teodoro Ribas Faculdade da Serra Gaúcha - FSG
Palavras-chave: Internal Communication. Endomarketing. Marketing. Services.

Resumo

O endomarketing é a comunicação interna executada com sofisticação (BRUM, 2010), sem bons relacionamentos internos, os relacionamentos com os clientes não se desenvolverão com êxito (GRÖNROOS, 2003), e nesta concepção, os instrumentos de comunicação interna e as ferramentas de endomarketing tem como objetivo alinhar os objetivos da empresa com a de seus colaboradores e mantê-los sempre informados. Realizado na imobiliária MQ Imóveis, o objetivo deste estudo, é a análise da percepção dos gestores, corretores e ex-corretores da MQ Imóveis no que se refere ao endomarketing praticado pela organização. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, cujo método mais adequado é o estudo de caso, com dados coletados por meio da entrevista em profundidade e da observação não participante. Os resultados indicam que na visão dos gestores, tanto a comunicação interna como o endomarketing estão de acordo com as necessidades da empresa, no entanto, as mesmas queixas e motivos que fizeram os ex-corretores saírem da equipe evidenciam-se nos atuais corretores. É evidente a discrepância de ideias e percepções entre gestores e funcionários, no entanto, cabe à gerência perceber que quando todas as pessoas da empresa dispõem das mesmas informações e compreendem que são partes integrantes da vida organizacional, elas se tornam mais comprometidas, dedicando-se mais e contribuindo para o crescimento da empresa.

Publicado
2012-09-27