MODELO DE MATURIDADE EM INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

  • Rovian Dill Zuquetto Faculdade da Serra Gaúcha - FSG
  • Antor Beltrame Faculdade da Serra Gaúcha - FSG
Palavras-chave: Inteligência. Competitividade. Maturidade. Informação.

Resumo

 A Inteligência Competitiva (IC) tem o objetivo de entregar informação confiável para a tomada de decisão, e desta forma gerar retorno financeiro (PANIZZON, 2010), contudo a implantação de um modelo IC deve evoluir de um nível básico até um nível de excelência, para tanto esta pesquisa buscou a identificação de um modelo de maturidade em inteligência competitiva (MMIC) que possibilitasse as organizações avaliar seu nível de maturidade e quais os próximos passos para sua evolução no processo de inteligência competitiva (IC) (CARDOSO JUNIOR, 2003; HEDIN e THIEME, 2010; RODRIGUES e RICARDI, 2007). Para a construção do modelo foram identificadas as melhores práticas para elaboração de modelos (IT GOVERNANCE INSTITUTE, 2007; SOFTWARE ENGINEERING INSTITUTE, 2006) e posteriormente foram identificadas as dimensões de contexto e processo de IC que devem ser considerados em um sistema de inteligência competitiva (SIC) (PANIZZON, 2010). Para validação do modelo foi realizado um estudo de casos múltiplo com 11 empresas do setor de petróleo e gás nos estados do RS, SP e RJ. O resultado da pesquisa quantitativa identificou que as empresas da amostra tem um nível de desenvolvimento em IC muito baixo, além disso, foi possível verificar o nível de maturidade em IC das organizações e validar o modelo que pode ser utilizado como ferramenta para o diagnóstico em IC das organizações e elaboração de um plano de ação para evolução do nível de desenvolvimento em IC das empresas.

Publicado
2012-09-27