MOTIVAÇÃO: ASPECTOS QUE LEVAM OS UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE DA SERRA GAÚCHA AO CINEMA

  • Thays Vasquez Carvalho Faculdade da Serra Gaúcha - FSG
  • Fernado de Oliveria Santini Faculdade da Serra Gaúcha - FSG
Palavras-chave: Cinema. Comportamento do consumidor. Consumo hedônico. Utilitário.

Resumo

Compreender as motivações de consumo e suas intenções é um importante processo de marketing. Nesse contexto, identificar os atributos influenciadores na decisão dos estudantes universitários em frequentar o cinema torna-se o objetivo geral desta pesquisa. A ida ao cinema é uma das principais opções de entretenimento atuais, e devido às constantes mudanças do panorama das salas de exibição de todo o mundo, as empresas do ramo estão cada vez mais se adaptando ao mercado. Em virtude do objetivo proposto a esta pesquisa, foi desenvolvido um referencial teórico composto por diversos autores reconhecidos como Kotler e Keller na área de marketing, Samara e Morsch na área de comportamento do consumidor, Martins, Hirschman e Holbrook que discorrem sobre consumo hedônico e utilitário, e Schiffman e Kanuk que falam sobre processos motivacionais. Para direcionar o desenvolvimento deste estudo foram utilizados dois métodos de pesquisa: a exploratória de abordagem qualitativa e a descritiva de abordagem quantitativa. Na etapa exploratória foram realizadas entrevistas em profundidade com o propósito de identificar os principais fatores motivacionais em relação ao cinema. Na fase descritiva foram aplicados questionários elaborados a partir da análise da etapa exploratória. Além disso, foram incluídas escalas de intenção de compra, consumo hedônico e utilitário. Analisando os dados obtidos, verifica-se que os principais fatores motivacionais estão relacionados ao consumo hedônico e à experiência de consumo que as salas de exibição proporcionam a fim de melhorar os resultados através da qualidade da projeção, sistema de áudio, conforto, tecnologia e a companhia dos espectadores.

Publicado
2012-09-27