ASPECTOS MOTIVADORES NA PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO PELO PÚBLICO DE TERCEIRA IDADE NA ACADEMIA OLIMPIA

  • Ana Rafaela Michelon Faculdade da Serra Gaúcha - FSG
  • Lasier Gorziza de Souza Faculdade da Serra Gaúcha - FSG
Palavras-chave: Atividade Física. Comportamento do Consumidor. Mapas Conceituais. Motivação de Compra. Terceira Idade.

Resumo

 

Com o intuito de compreender o comportamento do consumidor de terceira idade, no que se refere à atividade física, esse estudo foi desenvolvido na Olimpia Centro de Condicionamento Físico. Trata-se de uma pesquisa de motivação de compra que tem como objetivo geral de “identificar os atributos determinantes que influenciam a prática de exercícios físicos pelo público de terceira idade na Academia Olimpia”. Os objetivos específicos são: “(i) compreender como se deu o processo de decisão de compra; (ii) identificar os benefícios que os clientes adquiriram com a prática esportiva; (iii) verificar a possibilidade de aceitação de uma aula de ginástica destinada a esse público; e (iv) identificar horário de preferência do público envolvido”. Para o desenvolvimento dessa investigação foi utilizada a metodologia qualitativa de natureza exploratória. Agregou-se também a técnica de coleta de dados de entrevistas em profundidade com caráter semiestruturado. Para interpretação e análise dos dados utilizou-se da técnica de análise de conteúdo e construção de mapas conceituais. Ao final foi possível compreender os objetivos propostos, os quais devem servir de base para o desenvolvimento de futuras campanhas promocionais que visem atrair novos clientes de terceira idade à empresa.