DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: PSICOLOGIA HOJE: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO

  • Danielle Irigoyen da Costa Faculdade da Serra Gaúcha
  • Elbio Nelson Cadoso Guardia
  • Julio Cesar Ferro de Guimarães
  • Rudimar Mendes

Resumo

O Livro Psicologia Hoje: Desafios da Educação é um meio articulador das Diretrizes Organizacionais da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), que se propõe a disseminar o conhecimento desenvolvido por sua comunidade acadêmica, por meio da publicação de um conjunto de artigos. A finalidade desta iniciativa é promover a cultura e o conhecimento desenvolvidos em salas de aula dos diferentes cursos de Graduação e Pós-Graduação da FSG, bem como demonstrar a relação desta Instituição de Ensino Superior com a comunidade a partir de diferentes projetos de pesquisa e extensão.

Esta publicação em particular busca colaborar para o desenvolvimento do conhecimento na área da Psicologia, por meio de artigos elaborados em disciplinas do curso por docentes e discentes em nível de Graduação, abordando aspectos relacionados a temáticas da atualidade em diálogo com a educação.

A formação do psicólogo afirma-se em conceitos éticos e científicos que integram, de maneira dinâmica, teoria e aplicações práticas da ciência psicológica. Sendo assim, espera-se que o egresso do Curso de Psicologia da FSG detenha conhecimento generalista e pluralista em Psicologia dados pela formação básica, bem como pelos conhecimentos específicos proporcionados pelas ênfases em Saúde e Educação e Psicologia do Trabalho e das Organizações. Esse conhecimento específico prepara o egresso para uma leitura interdisciplinar do comportamento humano e uma postura adequada para superar as fronteiras rígidas das diversas áreas do saber e contextos de atuação, realizando o aprendizado em contato com o conhecimento de outros profissionais.

A ênfase em Saúde e Educação oferecida aos acadêmicos do Curso de Psicologia constitui-se em um conjunto de atividades teóricas e práticas de cunho não somente preventivo e terapêutico, mas fundamentalmente voltado à promoção da saúde, aprendizagem e desenvolvimento humanos. Visa a oferecer um construto teórico-prático advindo do reconhecimento da realidade regional, a partir do agenciamento de modos de intervenção em saúde e educação que sejam propedêuticos à atuação de outros agentes sociais que trabalham na comunidade. Assim, incorpora outros contextos em que educação e saúde extrapolam o âmbito escolar ou a clínica propriamente dita.

A ênfase em Psicologia do Trabalho e das Organizações apresenta

um conjunto de atividades teóricas, práticas e de investigação científica relacionadas ao mundo do trabalho, em que a visão clássica e predominante da Psicologia Organizacional compartilha seu lugar com novas abordagens da área. O enfoque predominante é a compreensão dos processos psicológicos envolvidos na organização do trabalho, na qualificação dos profissionais das organizações para lidar com o fator humano e promover o desenvolvimento organizacional.

O livro está organizado em dois eixos: i) Psicologia do trabalho e das Organizações; ii) Saúde e Educação; apresentando um pouco do trabalho desenvolvido ao longo da formação em Psicologia e outras áreas correlatas.

Os artigos desenvolvidos nos dois eixos são o resultado da articulação entre ensino, investigação como princípio educativo e extensão/indissociabilidade teoria e prática, bem como das discussões teóricas e empíricas realizadas em diferentes disciplinas do curso de Psicologia. Apresentam-se como aglutinadores de conhecimentos em consonância com a proposta educacional da FSG, representada no paradigma do Ensino Integrado, que se define como articulação do Ensino, Pesquisa e Extensão mediante processos investigativo-ativos, em que ação-reflexão-ação-reflexão são dinamizadas a partir do ensino.

Biografia do Autor

Danielle Irigoyen da Costa, Faculdade da Serra Gaúcha
Elbio Nelson Cadoso Guardia
Julio Cesar Ferro de Guimarães
Rudimar Mendes
Publicado
2015-12-15
Seção
Livros