RELAÇÕES DO TRABALHO: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO

  • Kadigia Faccin
  • Rosemari Pedrotti de Avila
  • Julio Cesar Ferro de Guimarães Faculdade da Serra Gaúcha

Resumo

Livro Relações do trabalho é parte das diretrizes da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) em disseminar o conhecimento desenvolvido pela sua comunidade acadêmica, através de um conjunto de artigos publicados neste livro, o qual é parte de uma série intitulada Desafios da Educação. A finalidade desta iniciativa é promover a cultura e o conhecimento desenvolvidos em salas de aula dos diversos programas de Graduação e Pós-Graduação da FSG, de forma a relacionar esses programas com os diferentes projetos de pesquisa e extensão.

Dessa forma, esta publicação busca, a partir de uma visão inter e multidisciplinar de temas relacionados, colaborar para o desenvolvimento do conhecimento sobre as Relações do Trabalho, que está materializado através de artigos elaborados por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e por docentes e discentes em nível de Graduação e Pós-Graduação, abordando aspectos relacionados ao tema no contexto atual. O livro está organizado em três eixos: i) Temas contemporâneos de Direito do Trabalho; ii) Gestão; e iii) Relações Interorganizacionais. Nestes, aborda-se aspectos inerentes a cada temática, fruto de estudos específicos de cada área e tendo como pano de fundo o desenvolvimento das organizações. O eixo Relações Jurídicas Trabalhistas concentra-se na discussão da tutela do trabalhador, mas tenta conciliar com o desenvolvimento econômico e a nossa realidade social. Os temas abordados estão na ordem do dia. O assédio moral é pedido recorrente nas reclamatórias trabalhistas, demonstrando a crescente pressão que os empregados sofrem em seus ambientes de trabalho. A produção de provas é o meio que as partes têm para comprovar suas alegações em uma demanda judicial. O trabalho artístico infantil está presente nos lares de todos os brasileiros através dos programas de televisão e a prescrição, ou seja, o prazo permitido para reclamar algo, é imprescindível para a segurança de nosso sistema jurídico. O Segundo eixo, vinculado aos aspectos de gestão, traz para a discussão 

assuntos vinculados aos novos desafios de gestores organizacionais em suas decisões cotidianas. Dentre os temas tratados destacam-se aspectos vinculados à geração Y, temas emergentes em relações do trabalho, sofrimento no trabalho e comprometimento com a carreira profissional. Por fim, o Terceiro eixo, Relações Interorganizacionais, forma emergente de relações de trabalho envolvendo relações que perpassam as fronteiras organizacionais, dedica-se a discussão dos modelos organizacionais baseados na colaboração, a utilização de estratégias coletivas e da governança em redes, bem como a escolha de parceiros. Ainda dedica-se a exploração de possíveis problemas que elucidam o fracasso de redes. Por fim, apresenta uma avaliação do programa estatal que visa a formação de redes de cooperação no estado do Rio Grande do Sul. O capítulo Relações Interorganizacionais destaca que as redes oferecem uma possibilidade única para dividir custos e riscos, bem como de manter-se em dia com a informação constantemente renovada e se constitui, portanto, em uma nova forma organizacional. O livro Relações do Trabalho – Desafios da Educação, organizado a partir da compilação de artigos, edifica sobre diferentes lentes teórico-disciplinares, uma importante contribuição aos estudos em ciências sociais. A obra destaca-se pela concentração na transformação de ambientes sociais e institucionais e a sua relação com o ritmo do desenvolvimento tecnológico e de mudanças das relações entre os indivíduos e suas organizações, o que dita as novas regras econômico-concorrenciais e, portanto, determina novas relações jurídicas trabalhistas, novas formas e ações de gestão organizacional, a transformação do paradigma e a emergência da sociedade em rede.

 

Publicado
2013-11-13
Seção
Livros