GESTÃO COMPARTILHADA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: SELEÇÃO DE CONTEUDOS

PEREIRA A. M., PEREIRA N.

Resumo


O presente estudo surgiu a partir da experiência que a pesquisadora teve como docente de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental. Teve como objetivo conhecer a percepção dos estudantes de uma turma do nono ano, de uma escola da rede municipal de ensino de Caxias do Sul, sobre a gestão compartilhada de conteúdos da disciplina de Educação Física, no primeiro semestre de 2017. Metodologia: A pesquisa caracterizou-se como um estudo descritivo, através da análise de questionário com 11 perguntas abertas e fechadas. As questões se referiam a seleção dos conteúdos que foram desenvolvidos nas aulas, os quais foram escolhidos pelos próprios estudantes, juntamente com a professora pesquisadora, que em sua proposta sugeriu atividades que atendessem o conteúdo estabelecido no Plano de Trabalho elaborado. Para a realização da pesquisa foi escolhida uma turma de nono ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino, localizada na zona norte da cidade de Caxias do Sul. A turma era composta de 23 estudantes, sendo que apenas 15 frequentavam as aulas, com faixa etária entre 14 e 17 anos. Os responsáveis pelos estudantes assinaram o Termo de Consentimento para Fotografias, Vídeos e Gravações, assim como autorização para a participação dos estudantes nesta pesquisa. Resultados: Quando foi proposto à turma participante da pesquisa que escolhessem quais conteúdos seriam desenvolvidos nas aulas de Educação Física, a maioria dos estudantes demonstrou surpresa, pois conforme relatado no questionário, até então nenhum professor havia proposto a escolha das atividades que seriam vivenciadas. Ao serem questionados se gostaram mais das aulas em que os conteúdos foram escolhidos pelo professor ou por eles mesmos, a maioria preferiu quando a turma pode selecionar as práticas, pois de acordo com os estudantes, eles se sentiam mais motivados para praticar tais atividades, visto que estas representavam suas preferências e escolhas. Os estudantes mencionaram que a gestão compartilhada de conteúdos deveria ser adotada em todos os trimestres, pois se sentem mais motivados a participar e acreditam que, desta forma, ninguém se sentiria excluído e todos participariam das práticas. Considerações finais: O trabalho desenvolvido com esta turma foi bastante gratificante. Os estudantes se envolveram durante a escolha dos conteúdos que foram vivenciados nas aulas e, com algumas exceções (em função de atestados), toda a turma participava das práticas. As informações obtidas com o questionário apontam que os estudantes entendem a importância e a função da Educação Física no contexto escolar e gostam de praticar, mas essa prática acontece de forma efetiva se eles tiverem a possibilidade de escolher, e não apenas executar atividades pré determinadas.


Palavras-chave


Gestão compartilhada, Educação Física Escolar, Conteúdos da Educação Física, Percepção

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