VII CONGRESSO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FSG

V Salão de Extensão

I Seminário de Ética e Bioética

 

REGULAMENTO GERAL

 

As dinâmicas da atualidade exigem, dos profissionais, competências para lidar com situações complexas, que necessitam propostas de solução mais elaboradas. O conhecimento científico e tecnológico têm demonstrado resultados eficientes para a resolução de problemas do cotidiano de empresas e empreendedores. Assim, impulsionando as instituições de ensino na busca de uma formação mais abrangente e voltada para a realidade. A pesquisa tem espaço fundamental nesse contexto, pois permite aos pesquisadores, em todas as suas instâncias (profissionais, professores e alunos) produzirem conhecimento efetivo na solução de problemas. Por isso, a FSG Centro Universitário promove o VII Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG Centro Universitário, V Salão de Extensão e I Seminário de Ética e Bioética, visando criar um espaço de socialização e exposição das atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas por estudantes e professores pesquisadores da instituição e das demais instituições do Brasil.

 

  1. ORIENTAÇÕES TÉCNICAS SOBRE OS TRABALHOS
    1. Serão aceitos trabalhos na forma de artigo científico ou resumo expandido.

1.1     Resultados das Atividades Práticas Supervisionadas (APS), de projetos de pesquisa, produzidos por acadêmicos em co-autoria com o respectivo orientador.

1.2     Pesquisas desenvolvidas por alunos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.

  • 1º Artigos completos ou resumos expandidos, com resultados parciais, que envolvam seres humanos (direta ou indiretamente) deverão apresentar o número do parecer consubstanciado do CEP no qual foi aprovado, atendendo as resoluções vigentes do CONEP.
  • 2º Para resumos expandidos, com resultados parciais de projetos de extensão, não é necessária aprovação do CEP.
  1. A indicação de uma orientação formal por parte de um professor ao qual o aluno está vinculado, nos diferentes graus de ensino deverá ser indicada pelo símbolo *, conforme consta no modelo do resumo ou artigo.
  2. O título do trabalho deverá ser o mesmo:
    • no resumo expandido ou artigo;
  • na apresentação;
  • no formulário de submissão online, na plataforma ojs.
  1. Os dados constantes do formulário: área, título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), nome(s) do(s) orientador(es), devem ser preenchidos cuidadosamente, cada um no campo próprio, no ojs e no documento do word anexado.
  • 1º A emissão dos certificados se dará pelos nomes informados nos documentos anexados, preenchidos pelo autor responsável pela submissão. Portanto, solicita-sde todo cuidado no preenchimento, escrita da niominata de autor e co-autores.
  1. Os certificados de participação serão emitidos conforme os dados que constam no formulário de inscrição, cujo preenchimento é de responsabilidade do(s) autor(es) e seu(s) orientador(es).
  • 1º Cada apresentação de trabalho dá direito a um certificado, constando o nome do trabalho apresentado e de todos os autores informados.
  • 2º O certificado será entregue imediatamente após a apresentação do trabalho e, caso o trabalho não seja apresentado, o mesmo não será incluído nos Anais do Evento, assim como, não será entregue o certificado de apresentação.
  1. A inscrição no evento (mediante confirmação de pagamento) dá direito a um certificado de assistente, desde que respeitado o mínimo de 75% de presença nas atividades do evento.
  2. A submissão deve ocorrer através do site http://ojs.fsg.br/index.php/pesquisaextensao/about/submissions#onlineSubmissions, anexando um arquivo em formato .doc, contendo o resumo expandido ou artigo. O sistema fará este procedimento de forma automática por upload, desde que o arquivo esteja pronto/disponível no seu computador.
  3. O trabalho, seja resumo expandido ou artigo completo, a ser publicado nos Anais do Evento, deve seguir o modelo disponibilizado nos anexos I ou II.
  • 1º Cabe ao professor-orientador revisar o texto a ser inscrito no evento.
  • 2º Os trabalhos serão publicados exatamente como forem enviados, sem qualquer modificação.
  • 3º Os textos que não atenderem aos padrões da língua culta poderão ser recusados para publicação.
  1. A relação dos trabalhos aprovados para apresentação será divulgada até o dia 23/09/2019, no site da FSG.

Parágrafo único: Os autores são responsáveis por conferir se o seu trabalho foi selecionado para apresentação oral, assim como a data, horário e local da apresentação.

 

  1. DA INSCRIÇÃO E DA SUBMISSÃO 
  1. As submissões de trabalhos podem ser efetuadas até às 24 horas do dia 25 de agosto de 2019, exclusivamente, por meio de formulário eletrônico, disponível no site

http://ojs.fsg.br/index.php/pesquisaextensao/about/submissions#onlineSubmissions.

  1. Para a apresentação de trabalhos, pelo menos um dos autores deve estar efetivamente inscrito no VII Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, até o dia 26 de setembro de 2019.
  2. Valores de inscrição:
    • Acadêmicos e egressos da FSG: R$ 30,00.
    • Acadêmicos de outras instituições: R$ 35,00.
  3. Da seleção das áreas:

4.1     Artigo completo (AC) ou resumo expandido (RE): deve se enquadrar em uma das áreas:

  • Área 1: Saúde (Agroveterinária)
  • Área 2: Ciências Jurídicas e Sociais
  • Área 3: Arquitetura, Design e Engenharias
  • Área 4: Comunicação
  • Área 5: Negócios
  • Área 6: Extensionista
  • 1º As abreviaturas ao lado do nome das seções no ojs, representam resumo expandido (RE) ou artigo completo (AC).
  • 2º Para a área 6, será aceito, unicamente, resumo expandido (RE).

4.2     Resumo expandido da categoria extensionista, independente da área a que pertença, deve ser submetido na Área 6: Extensionista.

  • 1º Não serão aceitos artigos completos na categoria extensionista.
  • 2º Na categoria extensionista, enquadram-se os projetos de extensão.

4.3     Não serão aceitos trabalhos que não estejam redigidos em língua portuguesa.

  1. Cada autor inscrito será responsável pelas informações a serem usadas na divulgação e emissão dos certificados. 
  • 1º O certificado aos apresentadores será entregue após a apresentação do trabalho, no dia do evento.
  • 2º Em caso de necessidade de correção de nomes de autor e/ou co-autores, informados incorretamente, para emissão dos certificados, será gerada uma nova emissão em formato digital e não haverá reimpressão do mesmo.
  1. A inscrição apenas será confirmada mediante pagamento do boleto bancário gerado pelo sistema.
  2. É de responsabilidade do inscrito monitorar as informações oriundas do evento, no seu e-mail, bem como certificar-se de que informou o e-mail corretamente.
  3. Os resumos expandidos e artigos completos aceitos para apresentação e, devidamente apresentados no evento, serão divulgados no formato digital nos Anais do Evento.
  4. Serão eleitos cinco trabalhos destaques de cada área, para que os mesmos sejam apresentados em forma de pôsteres (Normas no Anexo III), além da apresentação oral.

Parágrafo único: Os autores selecionados receberão as instruções para a confecção do pôster até o dia 13 de setembro de 2019, via e-mail.

  1. Inscrições como assistente, ou seja, sem a submissão de trabalhos para apresentação oral, impreterivelmente devem ser efetuadas até o dia 26 de setembro de 2019.
  2. Os modelos para formatação de resumo expandido e artigo completo encontram-se no Anexo I e II, respectivamente.

Parágrafo único: Solicita-se que sejam seguidas as normativas determinadas.

 

  • DA APRESENTAÇÃO ORAL E DO PÔSTER
  1. Os autores selecionados para apresentação oral terão 10min para exposição e mais 05min para discussão.
  2. Para padronização das apresentações será permitido apenas um apresentador por trabalho inscrito.
  3. A divulgação dos horários e salas para apresentações serão veiculadas pelo site da FSG, sendo responsabilidade do autor acompanhar a data, o horário e a sala para apresentação.
  4. Todas as salas para a apresentação estarão equipadas com computador e datashow.
  5. O material necessário para a apresentação deve estar em pendrive, sendo recomendável que o autor faça um teste do material antes das apresentações, portanto solicita-se que estejam na sala de apresentação com antecedência.
  6. Os pôsteres oriundos dos trabalhos selecionados para tal formato, serão apresentados em período e local a ser divulgado, podendo ser apresentado por qualquer um dos autores do trabalho.
  7. Não é exigido um padrão obrigatório do evento (modelo de power point) para as apresentações orais. Porém, será disponibilizado um template com os logos do evento, caso os apresentadores tenham essa preferência.
    1. DAS MENÇÕES HONROSAS PARA TRABALHO ORAL E PÔSTER
  8. Um trabalho de cada sessão de apresentação receberá menção honrosa pelo destaque acadêmico do artigo ou resumo expandido selecionado para apresentação orral.

Parágrafo único: O trabalho selecionado para receber o certificado de menção honrosa será revelado no final da sessão, cabendo a pelo menos um dos autores estar presente até o final das apresentações, sob pena de não receber tal distinção.

  1. Será eleito um pôster destaque por área (seis destaques ao todo), para receber o certificado de menção honrosa.
  • 1º Será necessário que, pelo menos um dos autores esteja presente para a defesa do pôster, no horário previsto para a apresentação dos mesmos.
  • 2º Pôsteres que não tiverem apresentadores no momento da avaliação serão desconsiderados para receber tal menção.
  • 3º A menção honrosa aos pôsteres destaques será entregue no dia 03 de outubro de na sala de conferências, às 18h.
  • 4º Cabe, a pelo menos um dos autores, estar presente no encerramento do evento (03/10/2019), sob pena de não receber tal distinção.

 

  1. DISPOSIÇÕES FINAIS
  1. A logística para organizar espaço físico e avaliadores impede a comissão organizadora de fazer qualquer alteração na programação.
  2. Caso algum autor tenha problema que o impeça de comparecer à apresentação, qualquer outro membro coautor do trabalho, que esteja inscrito no evento, poderá apresentar.
  3. Dúvidas devem ser encaminhadas unicamente por e-mail pesquisaextensao@fsg.edu.br. Não serão atendidas solicitações, ou reclamações por telefone.

 

  1. CLÁUSULA DE RESERVA

A Comissão organizadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente Regulamento.

 

Prof. Dra Karen Menger da Silva Guerreiro                         Prof. Me. Denis Chidem

Pró-Reitora de Graduação da FSG                                       Reitor da FSG

 Caxias do Sul, 10/07/2019.

Para acessar os modelos, copie o endereço e cole na barra da web.

Anexo I:  https://cruzeirodosuledubr0-my.sharepoint.com/:w:/g/personal/patricia_spada_fsg_edu_br/EeGUcQDbfJtIn8k9rpwt8GMBjBTAEE0-UnP0WEwCeAhGBA?e=zZSCU0

Anexo II: https://cruzeirodosuledubr0-my.sharepoint.com/:w:/g/personal/patricia_spada_fsg_edu_br/EWqG5UldBGdGoolNeD8jROYBhj03GEP6mgF79IX9z-f4tw?e=8fR2D3

Anexo III: https://cruzeirodosuledubr0-my.sharepoint.com/:w:/g/personal/patricia_spada_fsg_edu_br/ETY4drb-L2lPjwEBKXLtuZABErzOFInNSKXl0z276_sRRQ?e=vt5kpa

Processo de Avaliação pelos Pares

Periodicidade

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Fontes de Apoio

Histórico do periódico

<!--[if gte mso 9]> <w:LsdException Locked="false" Pri