Foco e Escopo

IV CONGRESSO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FACULDADE DA SERRA GAÚCHA – II Salão de Extensão

 

 

REGULAMENTO GERAL

           

As dinâmicas da atualidade exigem, dos profissionais, competências para lidar com situações complexas, que necessitam propostas de solução mais elaboradas. O conhecimento científico e tecnológico têm demonstrado resultados eficientes para a resolução de problemas do cotidiano de empresas e empreendedores. Essa realidade impulsiona as instituições de ensino na busca de uma formação mais abrangente e voltada para a realidade. A pesquisa tem espaço fundamental nesse contexto, pois permite aos pesquisadores, em todas as suas instâncias (profissionais, professores e alunos) produzirem conhecimento efetivo na solução de problemas. Por isso, a Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), por meio das Coordenações de Ensino, Pós Graduação e Pesquisa e Extensão, promovem o IV Congresso de Pesquisa e Extensão da Faculdade da Serra Gaúcha e II Salão de Extensão, visando criar um espaço de socialização e exposição das atividades de pesquisa e investigação desenvolvidas por estudantes e professores pesquisadores da instituição e das demais instituições do Brasil.

 

I. ORIENTAÇÕES TÉCNICAS SOBRE OS TRABALHOS

 

  1.     Serão aceitos trabalhos de Iniciação Científica, na forma de artigo científico ou resumo expandido. Os trabalhos podem incluir resultados das Atividades Práticas Supervisionadas (APS), de projetos de pesquisa, envolvendo bolsistas de Iniciação Científica, ou de colaborador voluntário, coordenado por um docente orientador. Também serão aceitas pesquisas desenvolvidas por alunos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. Artigos completos ou resumos expandidos que envolvam seres humanos (direta ou indiretamente) deverão apresentar o número do parecer consubstanciado do CEP no qual foi aprovado, atendendo à resolução 466/12 do CONEP.

  2.     Para a submissão de trabalhos é necessária a indicação de uma orientação formal por parte de um professor ao qual o aluno está vinculado, nos diferentes graus de ensino.

  3.     O título do trabalho deverá ser o mesmo:


  • no resumo expandido ou artigo;
  • na apresentação;
  • no formulário de submissão online

 

  4.      Os dados constantes do formulário: área, título do trabalho, nome(s) do(s) autor (es), nome(s) do(s) orientador (es), devem ser preenchidos cuidadosamente, cada um no campo próprio. 

  5.      Os certificados de participação serão emitidos conforme os dados que constam no formulário de inscrição, cujo preenchimento é de responsabilidade do(s) autor(es) e seu(s) orientador(es). Cada inscrição dará direito a um certificado, constando o nome do trabalho apresentado e de todos os autores informados. O certificado será entregue imediatamente após a apresentação do trabalho.

  6.    Após a inscrição e pagamento da taxa, a submissão deve ocorrer através do site http://ojs.fsg.br/index.php/pesquisaextensao/about/submissions#onlineSubmissions, anexando um arquivo em formato .doc ou .docx, contendo o resumo expandido ou artigo. O sistema fará este procedimento de forma automática por upload, desde que o arquivo esteja pronto/disponível no seu computador. No site do IV Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG há os arquivos contendo os padrões de formatação a ser usada no texto do resumo expandido e do artigo científico, bem como o modelo de apresentação.

  7.      Os arquivos que forem enviados poderão ser substituídos, caso o responsável constate que está incompleto ou com erro. Esta substituição poderá ser feita até a data do encerramento das submissões. Portanto, será considerado a postagem mais recente.

  8.    O trabalho, seja resumo expandido ou artigo completo, a ser publicado nos anais do evento, deve seguir o modelo disponibilizado no site do evento (http://ojs.fsg.br/index.php/pesquisaextensao). Cabe ao professor-orientador revisar o texto a ser inscrito no evento. Os trabalhos serão publicados exatamente como forem enviados, sem qualquer modificação. Os textos que não atenderem aos padrões da língua culta poderão ser recusados para publicação.

  9.      A relação dos trabalhos aprovados para apresentação será divulgada até o dia 23/09/2016, através do site da FSG. Os autores são responsáveis por conferir se o seu trabalho foi selecionado para apresentação oral, assim como a data, horário e local da apresentação.

 

II. DA INSCRIÇÃO E DA SUBMISSÃO

 

1.      Para a submissão de trabalhos, pelo menos um dos autores deve estar efetivamente inscrito no IV Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, até o último dia de submissão. As submissões de trabalhos podem ser efetuadas até às 24 horas do dia 21 de agosto de 2016, exclusivamente, por meio de formulário eletrônico, disponível no site

 http://ojs.fsg.br/index.php/pesquisaextensao/about/submissions#onlineSubmissions.

2.      Valores de inscrição:

  • Acadêmicos e egressos da FSG: R$ 30,00
  • Acadêmicos de outras instituições: R$ 35,00

3.      Da seleção das áreas:

 

      3.1 Artigo completo ou resumo expandido: deve se enquadrar em uma das áreas:

  • Área 1: Saúde
  • Área 2: Ciências Jurídicas e Sociais
  • Área 3: Arquitetura, Design e Engenharias
  • Área 4: Comunicação
  • Área 5: Negócios
  • Área 6: Extensionista

     3.2 Resumo expandido da categoria extensionista devem ser submetidos na Área 6: Extensionista. Não serão aceitos artigos completos na categoria extensionista. Nessa categoria, enquadram-se os projetos de extensão.

     3.3 Não serão aceitos trabalhos que não estejam redigidos em língua portuguesa.

 

4.      O autor inscrito será responsável pelas informações a serem usadas na divulgação e emissão dos certificados. O apresentador do trabalho deverá ser o primeiro nome citado na lista de autores, no trabalho submetido. Cabe ao orientador decidir a ordem em que os outros colaboradores serão listados (orientador deverá ser o último listado).

5.      A inscrição apenas será confirmada mediante pagamento do boleto bancário gerado pelo sistema. É de responsabilidade do inscrito, monitorar as informações oriundas do evento, no seu e-mail, bem como certificar-se de que informou o e-mail corretamente.

6.      O certificado aos autores será entregue após a apresentação do trabalho, no dia do evento.

7.   Os resumos expandidos e artigos completos aceitos para apresentação serão divulgados no formato digital nos anais do evento.

8.   Inscrições como assistente, ou seja, sem a submissão de trabalhos para apresentação oral, impreterivelmente devem ser efetuadas até o dia 30 de setembro de 2016.

 

III. DA APRESENTAÇÃO

 

1.      Os autores selecionados para apresentação terão 10min para exposição e mais 05min para discussão.

2.      A divulgação dos horários e salas para apresentações serão veiculadas pelo site da FSG, sendo responsabilidade do autor acompanhar a data, o horário e a sala para apresentação.

3.     Todas as salas para a apresentação estarão equipadas com computador e datashow. O material necessário para esta apresentação deve ser em CD ou pendrive, sendo recomendável que o autor faça um teste do material antes das apresentações, portanto solicita-se que estejam na sala de apresentação com antecedência.

 

IV. DISPOSIÇÕES FINAIS

 

1.      A logística para organizar espaço físico e avaliadores impede a comissão organizadora de fazer qualquer alteração na programação.

2.      Caso algum autor tenha problema que o impeça de comparecer à apresentação, qualquer outro membro integrante do trabalho inscrito no evento poderá apresentar.

3.      Não serão aceitas apresentações de autores que não constam no formulário de inscrição, como autores principais ou coautores. 

4.      Dúvidas devem ser encaminhadas unicamente por e-mail congresso.pesquisaextensao@fsg.br. Não serão atendidas solicitações ou reclamações por telefone.

 

V. CLÁUSULA DE RESERVA

A Comissão organizadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente Regulamento.

 

 

Profa. Dra. Karen Menger da Silva Guerreiro                                       

Coordenadora de Pesquisa e Extensão da FSG

 

Prof. Dr. Marcos Paulo dos Reis Quadros

Coordenador de Graduação da FSG

 

Fabio Dall Alba

Diretor da FSG

 

 

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