ANÁLISE DO PERFIL DO CONSUMIDOR DE JOIAS NA REGIÃO SUL DO BRASIL

  • Juliana Silveira Traslatti Pontifícia Universidade Católica - RS
  • Ana Cristina Sant'Anna Schneider Pontifícia Universidade Católica - RS
  • Cassiane Chais Universidade de Caxias do Sul
  • Paula Patrícia Ganzer Universidade de Caxias do Sul
  • Adrieli Alves Pereira Radaelli Universidade de Caxias do Sul
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul
  • Josiane Vieira Maciel Universidade de Caxias do Sul
  • Vanessa de Campos Machado Universidade de Caxias do Sul

Resumo

O Brasil é responsável por aproximadamente um terço da produção de gemas em todo o mundo, sendo que 99% dos varejistas são pequenas empresas. Porém este mercado está ameaçado por bens pessoais tecnológicos, tais como tablets, smart phones, e computadores. Por isso, se faz necessário entender o perfil do consumidor de joias, bem como seu comportamento. A partir do marketing e das teorias de comportamento do consumidor, é possível traçar relações entre o perfil do consumidor e seu padrão de compras. Para tanto, fez-se uso de uma pesquisa aplicada, quantitativa descrita, com coleta de dados por meio de uma survey. Os dados foram analisados por meio da análise de gráficos e distribuição percentual das respostas. Como principais resultados tem-se que 61% dos entrevistados já comprou joias, sendo que 68% dos casos foi para uso próprio. Quanto a compra de joias, 62% compraram joias nos últimos dois anos, e 35% dos entrevistados gastou entre 500 e mil reais. Quanto ao estilo de vida dos compradores de joias, pode-se afirmar que aqueles com maiores rendas, investem mais nesse objeto considerado de luxo. Também foram analisados veículos de informação utilizados, e as relações entre compra de joias e viagens internacionais. Os resultados estão alinhados com os estudos que reforçam a necessidade do indivíduo sentir-se pertencente a um determinado grupo ou classe social. Além disso, sugere-se que as empresas do segmento façam esforços para conhecer melhor seu mercado consumidor e passem então a utilizar tais informações como forma de se posicionar de forma adequada no mercado.

Biografia do Autor

Juliana Silveira Traslatti, Pontifícia Universidade Católica - RS

Graduada em Administração - PUCRS

Ana Cristina Sant'Anna Schneider, Pontifícia Universidade Católica - RS
Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). É professor titular da PUCRS, e sócio - OCRAM CONSULTORIA SS LTDA. atuando nas áreas de estratégia e marketing. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Negócios Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing internacional, promoção comercial, internacionalização, feira internacional e estratégia de entrada.
Cassiane Chais, Universidade de Caxias do Sul
Aluna do curso de Doutorado em Administração na Universidade de Caxias do Sul. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, linha de pesquisa: Inovação e competitividade. Especialista em Gestão Secretarial pela Universidade de Passo Fundo. Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade de Passo Fundo.
Paula Patrícia Ganzer, Universidade de Caxias do Sul
Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, no Projeto de Pesquisa Caracterização e Análise das Inovações no Setor da Saúde de Caxias do Sul.
Adrieli Alves Pereira Radaelli, Universidade de Caxias do Sul
Aluna de Doutorado em Administração da Universidade de Caxias do Sul - PPGA/UCS. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil - 2012, sendo Bolsista CAPES - Modalidade I. Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil - 2010. Atuou como bolsista iniciação científica junto ao Mestrado em Administração-UCS, de abril de 2008 a dezembro de 2009.
Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul
Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq. Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Atualmente é Professor da Universidade de Caxias do Sul, UCS.
Josiane Vieira Maciel, Universidade de Caxias do Sul
Estudante de Bacharelado em Administração. Atualmente é pesquisadora voluntária vinculada ao Projeto de Pesquisa Inovação em Serviços Públicos de Saúde, coordenado pelo Professor Dr. Pelayo Munhoz Olea e até 2016 esteve vinculada ao Projeto Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade nas Empresas Líderes do Brasil, coordenado pelo professor Dr. Eric Charles Henri Dorion, no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul (PPGA-UCS). Integrante do grupo de pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade desde 2015.
Vanessa de Campos Machado, Universidade de Caxias do Sul

Bolsista CAPES/PROSUP

Mestranda em Administração - UCS

Engenheira de Produção - UCS

Publicado
2017-10-27