ACÚSTICA ESCOLAR UTILIZANDO SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS

  • Bruna Forner Formolo Centro Universitário da Serra Gaúcha/ Graduanda em Arquitetura e Urbanismo
  • Camila Argenta Isoton Centro Universitário da Serra Gaúcha/ Graduanda em Arquitetura e Urbanismo
  • Miquele Dos Santos Centro Universitário da Serra Gaúcha/ Graduanda em Arquitetura e Urbanismo
  • Giovana Santini Centro Universitário da Serra Gaúcha/ Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Teoria, História e Crítica da Arquitetura pela PROPAR – UFRGS, Docente no curso de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário da Serra Gaúcha.
  • Taísa Festugato Centro Universitário da Serra Gaúcha/ Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Teoria, História e Crítica da Arquitetura pela PROPAR – UFRGS, Docente no curso de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário da Serra Gaúcha.

Resumo

A poluição sonora é resultado do crescimento da urbanização, excesso populacional e veículos nas ruas. Em escolas, as próprias pessoas que a frequentam causam ruídos que devem ser controlados. Em ambientes institucionais estes ruídos trazem grandes problemas no ensino. Diversos estudos apontam que ambientes com barulho podem comprometer a qualidade de vida, a capacidade de aprendizado e concentração, e principalmente causando transtornos na vida de crianças e adolescentes. Em busca da qualidade arquitetônica, o isolamento acústico em escolas é de extrema importância, pois proporciona um ambiente agradável para os alunos e educadores. Para o desenvolvimento de um projeto acústico, devem ser consideradas as fontes dos ruídos, a influência deles dentro da edificação e respeitar o grau de ruído proposto pelas normas técnicas, e por fim, obter um ambiente propício para o ensino. Existem diversas técnicas para se ter um bom isolamento acústico, entre elas, técnicas sustentáveis, que utilizam materiais reciclados e que são recicláveis. Um projeto ecologicamente correto é muito bem valorizado e importante para a preservação do meio ambiente, levando em conta que a construção civil produz muitos entulhos. Com o estudo realizado é possível encontrar uma solução eficaz e que contribua com a natureza.
Publicado
2017-10-27
Seção
Arquitetura, Design e Engenharias - Resumo Expandido