O PAPEL DO PROFESSOR NA VISÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA SERRA GAÚCHA (FSG)

  • Graziele Rodrigues Centro Universitário da Serra Gaúcha
  • Leticia Albé Tonolli Centro Universitário da Serra Gaúcha
  • Juliane Pereira Butze

Resumo

O ensino superior brasileiro vem passando por grandes mudanças, principalmente nas últimas duas décadas. Devido isso, o presente estudo tem o objetivo de verificar a opinião dos alunos do Curso de Odontologia do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) quanto ao papel do professor no processo ensino-aprendizagem. Materiais e Métodos: Este estudo observacional transversal buscou através de um questionário composto por perguntas objetivas, obter a opinião dos alunos a respeito do papel do professor no processo de ensino-aprendizagem, bem como a percepção deles em relação ao perfil do que seria um professor ideal. Resultados: Um total de 211 alunos matriculados no primeiro, quarto, sexto e oitavo semestre do curso de Odontologia do Centro Universitário da Serra Gaúcha participaram desta pesquisa. Destes, 60 eram do sexo masculino e 151 do sexo feminino, a idade média foi de 21 anos de idade. As características mais importantes de um professor apontadas pelos alunos foram: ter conhecimento (90%), ter experiência (54%), ser acessível (52%) e ter didática (51%). Os dois materiais didáticos mais eficientes, na opinião dos alunos, são o datashow (81,51%) seguido da demonstração prática (81,04%). A grande maioria dos alunos (90,99%) aponta que o professor pode ser responsável pelo seu desinteresse no conteúdo. As duas atitudes negativas que poderiam influenciar o desinteresse do aluno, de acordo com os dados levantados, são menosprezar (69,66%) e falta de interesse pela aprendizagem (54,50%). Já as duas atitudes positivas que podem influenciar o interesse do aluno são estimular (72,51%) e relacionar a teoria com a prática (69,66%).  Conclusão: Neste estudo concluímos que na visão dos alunos do Curso de Odontologia do Centro Universitário da Serra Gaúcha, o professor tem um papel fundamental na aprendizagem do aluno, entretanto ele não é o único responsável por essa aprendizagem.

Publicado
2017-10-27