A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL COMO RECURSO ORGANIZACIONAL PARA DEFINIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DAS EMPRESAS

  • Rafael de Lucena Perini Faculdade da Serra Gaúcha - FSG
  • Denis Chidem Faculdade da Serra Gaúcha - FSG

Resumo

O tema sustentabilidade nas empresas tem uma abordagem muito ampla em uma análise inicial, no entanto as publicações na área tem focado na busca pela excelência de desempenho da organização. Basicamente o objetivo é estruturar estratégias que contemplem boa performance nas áreas financeira, ambiental e social. Neste sentido as questões relacionadas a sustentabilidade ambiental tem sido cada vez mais aprofundadas nas pesquisas e discutidas nos contextos organizacionais.  Assim o presente artigo tem como problema de pesquisa: como a sustentabilidade ambiental tem sido abordada sob o ponto de vista dos recursos estratégicos? Já o objetivo geral é identificar como a sustentabilidade ambiental tem sido tratada do ponto de vista estratégico, mediante uma análise dos estudos realizados de 2000 a 2017 na base EBSCO. Para aprofundamento do tema foi realizada uma revisão sistemática da literatura com 46 artigos que relacionam estratégias organizacionais, sustentabilidade ambiental e visão baseada em recursos (VBR). Os artigos foram selecionados a partir de critérios de palavras chave, fator de impacto, qualis das revistas. Posteriormente foi feita a análise das interações entre os tipos de estratégias ligadas a sustentabilidade ambiental. Como resultados encontrados é possível afirmar que os stakeholders tem um papel importante na formatação das iniciativas ambientais das empresas. Já a sustentabilidade pode ser considerada um recurso natural organizacional e sua relação com a estratégia é bastante próxima, apresentando vantagens para empresa que adotam uma postura ambientalmente correta nas suas relações organizacionais. Como limitação do artigo foi identificada a necessidade de consultar novas bases de estudos e como recomendação é proposto uma nova pesquisa identificando junto a organizações o caráter temporário ou permanente da sustentabilidade como estratégia
Publicado
2017-10-27