DIVERSIDADE SEXUAL, HOMOFOBIA VERSUS RELAÇÃO DE PODER: O QUE UNIVERSIDADE TEM HAVER COM ISSO?

  • CAMILA DE FREITAS MORAES CENTRO UNIVERSITÁRIO DA SERRA GAÚCHA - FSG
  • RUDIMAR MENDES Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG

Resumo

O presente trabalho tem como fim problematizar algumas questões pertinentes para os estudos em diversidade sexual, tendo como ponto de partida as relações de poder existentes na sociedade, em especial, na Universidade. Sendo o contexto universitário um lugar que tende a discriminar, patologizar e excluir a todo aquele que está na contramão da ordem normativa social. E aqui, há de se pensar a comunidade LGBT inscrita nessas relações de poderes onde  a moralidade e a sexualidade são colocadas enquanto julgamentos preconceituosos e comportamentos hostis, tais como, a homofobia em função de uma sociedade que a partir de suas crenças religiosas e sociais impõem a heteronormatividade como a única forma possível e aceita de manifestação sexual. Para tal discussão se trouxe alguns autores como Michel Foucault e Judith Butler para se pensar a comunidade lgbt no contexto universitário; as relações de poder que se expressam nesse contexto que tem como fim curar, normatizar e disciplinar tais sujeitos e por fim, a necessidade de enfrentamento da homofobia.

 

Biografia do Autor

CAMILA DE FREITAS MORAES, CENTRO UNIVERSITÁRIO DA SERRA GAÚCHA - FSG

Psicóloga pela Escola Superior da Amazônia- Esamaz (Belém, PA, Brasil, ano de 2015). Analista Membro da Escola de Estudos Psicanalíticos FreudLacan (Caxias do Sul, RS, Brasil). Especializanda em Saúde Mental pelo centro Universitário da Serra Gaúcha –FSG (Caxias do Sul, RS, Brasil). Exerce atendimento clínico psicanalítico em consultório particular (desde 2015).

RUDIMAR MENDES, Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG

Psicanalista, psicólogo e professor. Mestre em Filosofia pela Universidade do Vale dos Sinos sob orientação do prof. Mario Fleig, PhD. (2005-2007). Especialização em Psicanálise: Teoria e Técnica pela Universidade do Vale do Sinos (2017 - em andamento). Graduado em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul (1994 -1999). Graduado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1995 - em andamento). É professor dos cursos de graduação e pós-graduação em psicologia do Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG (desde 2007). Analista Membro da Escola de Estudos Psicanalíticos, ministra estudos, seminários e supervisão clínica. Exerce atendimento clínico psicanalítico em consultório particular (desde 1999). Temas de seu interesse: Teoria e técnica psicanalítica. Entre saberes com a psicanálise: Arte, cinema, filosofia e literatura.

Publicado
2019-01-04