ALTERAÇÕES POSTURAIS EM ESCOLARES: UMA REVISÃO DA LITERATURA

  • Ashley Catafesta Centro Universitário da Serra Gaúcha
  • Bruna Gomes Bonfanti Centro Universitário da Serra Gaúcha
  • Lidiane Barazzetti

Resumo

Introdução: A postura pode ser definida como a posição do corpo no espaço, bem como a relação direta de suas partes com a linha do centro da gravidade. O problema postural mais comum é o mau hábito postural, isto é, o paciente não mantém a postura correta por alguma razão. Objetivo: Revisar a literatura referente às alterações posturais em escolares da região Sul do Brasil. Métodos: Foram realizadas buscas de estudos de maneira independente em maio deste ano, de acordo com o tema de interesse: avaliações posturais com escolares do ensino fundamental e ensino médio na região Sul do Brasil. Resultados: Todos artigos analisados apontaram algum tipo de alteração da postura dos escolares, em alguns casos com altas prevalências e em outros com prevalências menores que a normalidade. Conclusão: Sabe-se que a identificação precoce das alterações posturais, pode resultar em um tratamento satisfatório. Para isso, outras ações na área da saúde coletiva podem ser incluídas, como constantes avaliações posturais nas escolas, prevenindo futuras patologias na coluna vertebral.   

Publicado
2018-12-27
Seção
Saúde e Ciências Agroveterinárias - Artigo Completo