CARACTERIZAÇÃO DOS ESTUDANTES DE PSICOLOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

  • Ana Paula Paz Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG
  • Cássia Ferrazza Alves

Resumo

INTRODUÇÃO/FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: A literatura que estuda o perfil de estudantes universitários traz questões genéricas evidenciando que esses estudantes são oriundos da classe média, não trabalham e moram com os pais (YAMAMOTO, 2011). É possível identificar estudos direcionados a questões socioeconômicas, demonstrando que o acesso ao ensino superior ainda tem sido feito por uma pequena parcela da população (YAMAMOTO, 2011), mas políticas de inclusão começam a alterar o perfil de estudantes de graduação no Brasil (RISTOFF, 2014). Considerando as mudanças neste cenário, este estudo tem como objetivo geral caracterizar, a partir de um levantamento sociodemográfico, estudantes do curso de Psicologia –de uma Instituição de Ensino Superior (IES). MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa exploratória, de caráter quantitativo. Este estudo está em andamento, tendo sido aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FSG Centro Universitário (protocolo CAAE 91624318.5.0000.5668). Será aplicado como instrumento um questionário de caracterização dos participantes que reúne informações sociodemográficas, com questões relativas à idade, identidade de gênero, cor ou raça, estado civil, orientação sexual, renda, escolaridade dos pais além de questões relacionadas à escolha pelo curso de graduação, número de reprovações, envolvimento em atividades associadas ao curso (como monitoria e projetos de pesquisa e extensão). A amostra será por conveniência, composta por estudantes de graduação. Serão convidados a participar 300 estudantes do curso de Psicologia de uma IES – sendo 100 de início de curso, 100 em etapa intermediária e 100 na etapa final do curso. Serão considerados critérios de inclusão: estudantes universitários, matriculados no semestre em que ocorrerá a pesquisa no Centro Universitário da Serra Gaúcha, que assinarem o TCLE, e maiores de 18 anos. Os critérios de exclusão serão: estudantes universitários impossibilitados fisicamente de responder o questionário (por exemplo, com lesão nos membros superiores ou deficiência visual); estudantes estrangeiros pelo fato de apresentar pouco domínio da língua portuguesa.  Os dados serão analisados através de análises descritivas, efetuada pelo programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), sendo os dados descritos por frequência, média e desvio-padrão. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Embora a coleta de dados esteja em andamento, espera-se encontrar dados  evidenciando mudanças no perfil dos estudantes universitários (YAMAMOTO, 2011; RISTOFF, 2014). Desse modo, espera-se evidenciar, em termos laborais, estudantes-trabalhadores, que trabalhem durante o dia e estudem a noite. Em termos sociodemográficos, espera-se evidenciar a maior parte de estudantes de primeira geração e que utilizem programas de financiamento para custear os estudos, maioria mulheres e solteiras, com diferentes faixas etárias. Esses dados divergem da literatura que investiga a caracterização de estudantes universitários, a qual  demonstra que, em geral, o estudante universitário tem até 24 anos, não tem renda, tendo seus gastos financiados pela família (INEP, 2015). CONCLUSÃO: Com essa pesquisa, espera-se conhecer melhor o  estudante de graduação do curso de Psicologia, considerando as mudanças no perfil deste estudante.  Este aspecto é de grande importância, pois propicia à instituição conhecer a sua clientela de alunos. Compreender as características individuais e familiares dos estudantes possibilita a construção de estratégias que os auxiliem em questões referentes à integração no contexto universitário além de construir intervenções voltadas para os desafios exigidos na vida acadêmica na interface com o mercado de trabalho. Tais intervenções poderão auxiliar  em um melhor aproveitamento dessas vivências, o que poderá impactar no desenvolvimento de carreira destes indivíduos.

 

REFERÊNCIAS

 

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório Síntese de área Psicologia. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/relatorios

 

RISTOFF, Dilvo. O novo perfil do campus brasileiro: uma análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. Avaliação (Campinas),  Sorocaba,  v. 19, n. 3, p. 723-747,  Nov.  2014.  

 

YAMAMOTO, Oswaldo Hajime; FALCAO, Jorge Tarcísio da Rocha; SEIXAS, Pablo de Sousa. Quem é o estudante de psicologia do Brasil?. Aval. psicol.,  Itatiba ,  v. 10, n. 3, p. 209-232, dez.  2011

Biografia do Autor

Ana Paula Paz, Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG
Estudante de Psicologia
Publicado
2018-12-28
Seção
Saúde e Ciências Agroveterinárias - Resumo Expandido