O BRINCAR NO CONTEXTO DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO E LUDO PEDAGÓGICO

  • Yasmin Fedrizzi Scola Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG
  • Tatiele Jacques Bossi Centro Universitário da Serra Gaúcha
  • Elbio Nelson Cardozo Guardia Centro Universitário da Serra Gaúcha

Resumo

De um modo geral, as dificuldades de aprendizagem são percebidas pelos pais ou professores nos primeiros anos do ingresso formal da criança na escola, período em que estas começam a ter o nivelamento e as comparações do seu processo de escolarização. É neste momento que podem ser sugeridos encaminhamentos para profissionais da saúde, entre eles os psicólogos, a fim de auxiliar a criança em suas dificuldades escolares. As dificuldades de aprendizagem podem ser trabalhadas sob a luz das mais diversas vertentes. Na área da psicologia as intervenções com crianças, por excelência, se dão a partir do lúdico, por possibilitar o acesso às manifestações emocionais e subjetivas infantis (FELICE, 2003). Com isso, o objetivo deste resumo é destacar, a partir da experiência de estágio da primeira autora, a importância do brincar no contexto de atendimento psicológico e ludo pedagógico voltado para crianças com dificuldades de aprendizagem.
Publicado
2019-01-04