DESENVOLVIMENTO MOTOR EM CRIANÇAS DE 07 A 09 NO PERÍMETRO URANO E RURAL.

  • Douglas De Oliveira Centro Universitário da Serra Gaúcha-FSG
  • Valéria Heydrich

Resumo

Esta pesquisa buscou investigar o Desenvolvimento Motor em crianças de 07 a 09 anos de idade de escolas distintas do perímetro rural e urbano da cidade de Caxias do Sul. Participaram deste estudo 50 crianças de ambos os sexos. Como instrumento de avaliação utilizou-se um circuito de atividades que contemplam o desenvolvimento motor e suas habilidades fundamentais de locomoção, manipulação e estabilidade. Com base nos estudos ficou entendido que existe diferença no desenvolvimento motor através do ambiente fornecido e dos fatores emocionais e sociais fornecidos as crianças.

O teste foi realizado em duas escolas da cidade de Caxias do Sul, uma em perímetro rural, Escola Afonso Secco, e outra em perímetro urbano, Escola Senador Teotônio Vilela, ambas municipais. Foram avaliadas 50 crianças, 25 de cada perímetro de ambos os sexos de idade entre 07 a 09 anos. Para essas crianças foi utilizado como instrumento avaliativo de Desenvolvimento Motor um circuito englobando as três habilidades fundamentais que englobam manipulação, locomoção e estabilidade.

As atividades propostas na avaliação foram: Corrida, Zig-Zag entre cones, caminhada sobre as cordas, Pular num pé só, Rolamento, Jogar bola (mão), Receber a bola (mão), Saltar para cima e Saltar em profundidade. Utilizando materiais disponíveis em cada instituição, e o ambiente disponibilizado para o circuito. Adaptando conforme a idade e especificidade de cada aluno.

Foram analisadas 25 crianças do perímetro rural de 6 – 8 anos de idade, e 25 crianças do perímetro urbano com 9 anos de idade. As crianças do interior, tinham como ambiente um pátio de cascalho, onde realizavam as atividades de educação física. Já as crianças da cidade, tinham uma quadra de esporte poliesportivo. Foram realizados os testes avaliando as habilidades motoras dessas crianças, sendo eles: Correr, salto em profundidade e distância, desvio corporal, caminhada sobre a trave, rolamento, rolamento da bola, arremessar e receber.

    As crianças do perímetro rural tiveram a maioria dos resultados elementar, em números foram sete testes com resultados elementar e dois maduros. Para faixa etária destas crianças, estão como esperados, pois estão na fase de transição de habilidade elementar para o maduro.  Já as crianças do perímetro urbano, os resultados foram cinco elementares e três maduros, sendo que um dos testes não foi realizado. Os resultados dos testes mostram uma pequena evolução das crianças da cidade, porém que eram um ano mais velhas. Na qual as habilidades motoras para a faixa etária de idade já são esperadas como maduros, mas pode-se havendo uma pequena variação de acordo com a vivência instigada ao ambiente.

Desta forma, o trabalho conclui-se que as habilidades motoras desenvolvidas nas crianças têm relação com diversos fatores, ambiente regular ou irregular, vergonha, timidez, instigação dos profissionais e pais ou familiares para desenvolver as habilidades motoras, fator biológico, dentre outras. Contudo, as crianças do perímetro rural estão 77% de acordo como esperados para sua faixa de idade motora e das crianças do perímetro urbano estão apenas 33% de acordo como esperados para sua faixa motora.

Publicado
2018-12-28