PERFIL CLÍNICO E EPIDEMIOLÓGICO DOS PARTICIPANTES DO PROJETO DE FISIOTERAPIA AQUÁTICA NA FIBROMIALGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA SERRA GAÚCHA - FSG
Resumo
A fibromialgia é uma das doenças reumáticas mais frequentes e se caracteriza por dor muscular crônica e generalizada, espalhada pelo corpo, sendo importante seu estudo para que a patologia seja mais conhecida, possibilitando, assim, melhores técnicas para alívio de dor e dos sintomas. Este estudo, de cunho observacional descritivo, está focado na análise de prontuários do programa de Fisioterapia Aquática do Centro Universitário da Serra Gaúcha, como objetivo de traçar um perfil clínico e epidemiológico dos participantes do referido projeto, entre os anos de 2008 a 2017. Foram analisados 81 prontuários, onde 98,8% dos participantes eram do sexo feminino, com uma média de idade de 50,0 anos (dp 11,97), uma média de pontos dolorosos de 13,2 pontos (dp 4,00) e uma média de nível de dor de 5,68 pontos (dp 3,37) na Escala Visual Analógica. Quase a totalidade dos participantes são mulheres, o que reflete a prevalência da doença na população, com idade entre 40 e 59 anos, com uma prevalência dolorosa entre 13 e 18 pontos, não existindo um padrão de distribuição de dor entre os pontos. O nível de dor das pacientes foi considerado elevado e os mecanismos envolvidos neste processo doloroso ainda não conhecidos.
1- O Artigo é inédito, não tendo sido publicado em nenhum outro Congresso, Livro, Revista do Brasil e/ou do Exterior;
2- Aceito submeter o Artigo às Normas de Publicação do Congresso de Pesquisa e Extensão da Faculdade da Serra Gaúcha;
3- Assumo responsabilidade total e irrestrita pelo texto a ser publicado;
4- Serão aceitos artigos publicados somente em língua portuguesa.
5- Os autores do artigo cedem a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos autorais patrimoniais dele decorrentes em conformidade com a legislação vigente. Declaramos que a obra cedida é de nossa exclusiva autoria e que assumimos, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Autorizamos, ainda, a publicação em quaisquer meios e suportes existentes, inclusive no site da FSG, na Internet, bem como a reprodução em outras publicações da FSG, a comunicação ao público, a edição, a reedição ou a adaptação e a distribuição.