ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE REÚSO DE ÁGUAS CINZAS EM UMA EDIFICAÇÃO MULTIFAMILIAR
Resumo
Em virtude da diminuição da oferta e do aumento da demanda de água, a escassez desse recurso é um tema preocupante que afeta toda população. Uma alternativa para amenizar essa situação é a implantação de alternativas para não usar água de boa qualidade em situações que não precisam atender padrões de potabilidade. Nesse contexto, este trabalho apresenta um estudo sobre a análise da implantação de um sistema de reúso de águas cinzas, onde será reutilizada a água oriunda de chuveiro, lavatório, tanque de lavar roupa e máquina de lavar roupa, em bacia sanitária e área externa para irrigação de jardim e lavagem de piso. Essa análise foi realizada em uma edificação multifamiliar localizada na cidade de Caxias do Sul, com oito pavimentos e uma população de cento e sessenta moradores. Foi dimensionado um sistema de coleta de água cinza, um sistema de distribuição desta água após tratamento e dois sistemas de tratamentos de água cinza. Após realizada a análise, observou-se que, com a implantação da técnica de reúso de águas cinzas, pode ocorrer uma economia em consumo de água potável de 20% e uma redução no custo de 24%. Além disso, esperam-se ganhos ambientais em virtude da não utilização de água tratada para consumo para um fim não potável. Por fim, foi possível concluir que o período de retorno do investimento da implantação do sistema de reuso de águas cinzas, para edificação estudada, foi menor que dois anos.
1- O Artigo é inédito, não tendo sido publicado em nenhum outro Congresso, Livro, Revista do Brasil e/ou do Exterior;
2- Aceito submeter o Artigo às Normas de Publicação do Congresso de Pesquisa e Extensão da Faculdade da Serra Gaúcha;
3- Assumo responsabilidade total e irrestrita pelo texto a ser publicado;
4- Serão aceitos artigos publicados somente em língua portuguesa.
5- Os autores do artigo cedem a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos autorais patrimoniais dele decorrentes em conformidade com a legislação vigente. Declaramos que a obra cedida é de nossa exclusiva autoria e que assumimos, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Autorizamos, ainda, a publicação em quaisquer meios e suportes existentes, inclusive no site da FSG, na Internet, bem como a reprodução em outras publicações da FSG, a comunicação ao público, a edição, a reedição ou a adaptação e a distribuição.