INTEGRAÇÃO SOCIAL NA ARQUITETURA ESCOLAR

  • Júlia Monari FSG
  • Luana Fernandes FSG
  • Taísa Festugato

Resumo

Este artigo tem o propósito de abordar o tema da integração social na arquitetura escolar, fazendo uma análise comparativa entre duas escolas de realidades distintas, porém com o mesmo objetivo de promover o espaço construído de ensino, a fim de cumprir as necessidades educacionais, regionais e culturais.Ademais pode-se perceber também como o estudo do entorno influência o próprio projeto arquitetônico. Como é demonstrado na escola Antônio Derka, onde este estudo fez com que a integração acontecesse de forma efetiva beneficiando a sociedade. Bem como trabalhar o interior da edificação entendendo as necessidades reais dos indivíduos e promovendo a multifuncional dos espaços, como acontece na escola Montessori CollegeOost através da “rua educativa”. Desta forma, o desenvolvimento deste estudo é baseado em uma pesquisa aplicada e não básica, visto que, visa proporcionar conhecimentos para aplicação prática na formação do arquiteto. Além disso, consiste em uma abordagem de caráter qualitativo, pois apresenta estudo de conteúdo. Também foi utilizada pesquisa bibliográfica, constituída de livros, material disponibilizado na internet e informações retiradas de artigos. E, por fim, foram utilizados gráficos, esquemas, tabelas e desenhos para demonstrar as diversas facetas das escolas. Observando como elas foram desenvolvidas e porque são tão significativas em suas determinadas áreas.

Publicado
2020-02-20
Seção
Arquitetura, Design e Engenharias - Artigo Completo