DESENVOLVIMENTO DE UM INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA INDIVÍDUOS COM AFASIA DE EXPRESSÃO

  • Kelyn Zucco
  • Renata D`Agostini Nicolini-Panisson Centro Universitário da Serra Gaúcha/ Professora Doutora Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Reabilitação

Resumo

INTRODUÇÃO/FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Segundo Lapointe et al. (2005) a afasia é um déficit na comunicação, sendo mais frequente em indivíduos acometidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC), caracterizada pela dificuldade que o indivíduo tem de compreender e se expressar. Além de afetar na compreensão e na expressão do indivíduo, ela afeta também nas atividades diárias, no convívio familiar e no convívio social. Segundo Pelosi et al. (2005) a comunicação alternativa pode auxiliar muitos indivíduos com afasia de expressão, podendo facilitar muito na sua comunicação, compreensão e expressão. O objetivo desse estudo foi desenvolver um instrumento de comunicação alternativa através de um alfabeto montado e de algumas palavras que podem ser mais comuns no dia-a-dia desses indivíduos, sendo assim, facilitando para que consigam demonstrar o que estão sentido e precisam no momento, podendo também auxiliar estimulação cognitiva por fazer com que o indivíduo procure as letras/números para conseguir montar o que deseja expressar no momento. MATERIAL E MÉTODOS: Foram confeccionadasas letras do alfabeto, números de 0 à 9 e algumas palavras que são mais comuns no dia-a-dia, com EVA e coladas em pedaços de madeira. No total, foram confeccionadas 80 peças entre as letras do alfabeto, números e palavras.RESULTADOS E DISCUSSÕES: De acordo com os objetivos propostos, a comunicação alternativa, segundo Pelosi et al. (2005), possibilita a comunicação por meio de imagens, gestos, linguagens de sinais, símbolos, expressões faciais e pranchas de alfabetos. Segundo Galvão Filho et al. (2009) a tecnologia alternativa pode ser feita com qualquer objeto improvisado, que auxilie o individuo a realizar sua atividade. O instrumento desenvolvido será doado para a clínica escola de fisioterapia do Centro Integrado de Saúde do Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG e poderá auxiliar a comunicação entre pacientes e terapeutas durante a reabilitação neuromotora. CONCLUSÃO: O presente estudo teve o intuito de criar um instrumento de comunicação alternativa que pudesse auxiliar indivíduos que apresentam afasia de expressão. Assim, acredita-se que o material confeccionado será de grande importância, pois poderá ajudar no tratamento dos indivíduos e também na forma de expressão e necessidades dos indivíduos.   REFERÊNCIAS

GALVÃO FILHO, T. A. A Tecnologia Assistiva: de que se trata?In: MACHADO, G. J. C.; SOBRAL, M. N. (Orgs.). Conexões: educação, comunicação, inclusão e interculturalidade. 1 ed. Porto Alegre: Redes Editora, p. 207-235, 2009.

LAPOINTE, L. L. Foundations: adaptation, accomodation, aristos. In LaPointe, L.L. (Ed.) Aphasia and related neurogenic language disorders,p. 1-18, 2005.

PELOSI, M. B. Proposta de implementação da Comunicação Alternativa e Ampliada nos hospitais do município do Rio de Janeiro. Temas sobre Desenvolvimento, São Paulo, v. 14, p. 47-53, 2005.

 

Publicado
2020-02-18
Seção
Saúde e Ciências Agroveterinárias - Resumo Expandido