ANÁLISE ELETROMIOGRÁFICA DOS MÚSCULOS DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR DURANTE EXERCÍCIOS TERAPÊUTICOS COM HIPERBOLÓIDE
ESTUDO PILOTO
Resumo
INTRODUÇÃO: As disfunções temporomandibulares são desordens de origem multifatorial que afetam a articulação temporomandibular (ATM) e/ou os músculos mastigatórios (PELICIOLI et al., 2017). O tratamento fisioterapêutico é direcionado para o alívio da dor da musculatura envolvida, a reeducação do sistema neuromuscular e a restauração da função comprometida (TORRES et al., 2017). O conhecimento fisiológico dessa articulação é imprescindível para a elaboração de um plano de tratamento adequado e através da eletromiografia será possível analisar a atividade muscular que envolvem a ATM na realização dos movimentos da mandíbula com hiperbolóide. OBJETIVO: Analisar a atividade eletromiográfica (EMG) dos músculos da articulação temporomandibular durante movimentos terapêuticos utilizando um hiperbolóide. MATERIAL E MÉTODOS:A amostra foi composta por um indivíduo saudável do sexo masculino, com 19 anos, estudante. A análise EMG de superfície foi realizada nos músculos temporal e masseter bilateralmente, durante os movimentos de lateralização direita, protrusão, retração e mordida com hiperbolóide. A análise EMG foi realizada no software BIOMEC-SAS e a análise descritiva dos dados no Microsoft Excel versão 14.1.0.RESULTADOS: Pode-se constatar que durante o movimento de lateralização direita os músculos avaliados obtiveram baixa atividade EMG, nos movimentos de mordida e protrusão o músculo masseter bilateralmente apresentou maior atividade EMG e já no movimento de retração o músculo temporal bilateralmente apresentou maior atividade EMG. CONCLUSÃO: O conhecimento dessas ativações musculares e principalmente os músculos predominantes em cada movimento avaliado apresentam uma aplicabilidade clínica importante na reabilitação e poderão auxiliar fisioterapeutas na escolha de exercícios terapêuticos com o uso do hiperbolóide. REFERÊNCIASPELICIOLI M, MYRA RS, FLORIANOVICZ VC, BATISTA JS. Physiotherapeutic treatment in temporomandibular disorders. Revista Dor, v. 18, n.4, p. 355-61, 2017.
TORRES F., CAMPOS L.G., FILLIPINI H.F., WEIGERT K.L., DALLA VECCHIA G.F. Efeitos dos tratamentos fisioterapêutico e odontológico em pacientes com disfunção temporomandibular. Fisioterapia em Movimento. v. 25, n. 1, 2017.
1- O Artigo é inédito, não tendo sido publicado em nenhum outro Congresso, Livro, Revista do Brasil e/ou do Exterior;
2- Aceito submeter o Artigo às Normas de Publicação do Congresso de Pesquisa e Extensão da Faculdade da Serra Gaúcha;
3- Assumo responsabilidade total e irrestrita pelo texto a ser publicado;
4- Serão aceitos artigos publicados somente em língua portuguesa.
5- Os autores do artigo cedem a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos autorais patrimoniais dele decorrentes em conformidade com a legislação vigente. Declaramos que a obra cedida é de nossa exclusiva autoria e que assumimos, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Autorizamos, ainda, a publicação em quaisquer meios e suportes existentes, inclusive no site da FSG, na Internet, bem como a reprodução em outras publicações da FSG, a comunicação ao público, a edição, a reedição ou a adaptação e a distribuição.