AS RELAÇÕES ENTRE A BANDIDOLATRIA, O DEMOCÍDIO E A CRIMINALIDADE NO BRASIL SOB A ÓTICA DO ESTADO CONSTITUCIONAL DE DIREITO
Resumo
O sistema penal brasileiro há muito tempo está caótico. Diariamente as pessoas ouvem, assistem, vivenciam situações onde inocentes são vítimas de uma série de crimes, tais como: roubo, furto, assassinato, lesão corporal com arma, sem arma, entre outros crimes.
Infelizmente, o que se ouve hoje é de que o crime não é uma escolha e sim uma opção, seja por reconhecimento social, seja por “necessidade”, seja por causa do meio onde o “criminoso” nasceu ou viveu, um meio mais rápido de conseguir o que se quer, seja dinheiro, objetos, roupas, calçados, celulares,...,enfim as “desculpas” são inúmeras, mas nenhuma faz real sentido, nenhuma justifica um crime.
O percentual de aumento dos roubos praticados no Brasil de 2011 para 2016 foi de 57%, registrando uma média de 3 roubos por minuto no país, levando em consideração somente os que foram registrados. Em relação à taxa de homicídios houve um acréscimo de 38% do período de 1980 para 2014. Já em relação aos assassinatos no período de 2011 a 2015, o Brasil registrou 279.567 mortes, enquanto na Guerra da Síria foram assassinadas 256.124 pessoas.
É com base nesse contexto que, em linhas gerais, foi descrito um breve cenário da criminalidade no Brasil, o qual deve ser tratado de forma mais ampla e abrangente, identificando um problema que deve ser tratado e analisado de uma forma diferenciada, já que é sabido também que a forma praticada pelo sistema jurídico atualmente, não está sendo eficaz e nem eficiente, visto números e situações relatados.
1- O Artigo é inédito, não tendo sido publicado em nenhum outro Congresso, Livro, Revista do Brasil e/ou do Exterior;
2- Aceito submeter o Artigo às Normas de Publicação do Congresso de Pesquisa e Extensão da Faculdade da Serra Gaúcha;
3- Assumo responsabilidade total e irrestrita pelo texto a ser publicado;
4- Serão aceitos artigos publicados somente em língua portuguesa.
5- Os autores do artigo cedem a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos autorais patrimoniais dele decorrentes em conformidade com a legislação vigente. Declaramos que a obra cedida é de nossa exclusiva autoria e que assumimos, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Autorizamos, ainda, a publicação em quaisquer meios e suportes existentes, inclusive no site da FSG, na Internet, bem como a reprodução em outras publicações da FSG, a comunicação ao público, a edição, a reedição ou a adaptação e a distribuição.