PROPOSTA DE CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA PACIENTES APÓS ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

  • Evelin Rigo
  • Bruna Eibel
  • Caroline Bernardes FSG

Resumo

INTRODUÇÃO: Atualmente, o acidente vascular cerebral é um dos mais importantes problemas de saúde pública mundial. Anualmente, são registradas 68 mil mortes por AVC no Brasil (BRASIL, 2012). Além disso, o AVC apresenta altos níveis de morbimortalidade e, nos casos em que os indivíduos acometidos não vierem a óbito, poderão ser gerados quadros de incapacidades funcionais provisórios ou permanentes (DAMATA et al, 2016). Por esse motivo, é de extrema importância orientar os pacientes pós AVC para que intensifiquem a fisioterapia imediatamente neste momento, e devido ao momento de pandemia mundial, é essencial a realização dos exercícios em nível domiciliar, assim como é necessário orientar a família de como conduzir as ações com este paciente. OBJETIVO: Elaborar uma cartilha de orientação para pacientes acometidos por Acidente Vascular Cerebral. MÉTODOS: Foi realizada uma pesquisa sobre orientações necessárias aos pacientes pós AVC, através das bases de dados Scielo, Google Acadêmico e Lilacs, durante o mês de abril de 2020. Após a pesquisa, criou-se uma cartilha ilustrativa demonstrando a importância e as orientações de como realizar alguns exercícios fisioterapêuticos possíveis de realizar em casa, mesmo sem a presença de um fisioterapeuta. RESULTADOS E DISCUSSÕES: A cartilha abordou orientações sobre posicionamentos e transferências do paciente, ações para evitar lesões na pele, ações para diminuir o risco de quedas, exercícios para evitar imobilidade e retrações e orientações de como realizar atividades de vida diária. CONCLUSÃO: Conclui-se que foi de suma importância a construção da cartilha informativa, visto que muitos pacientes não possuem acesso à assistência fisioterapêutica após a alta hospitalar e, assim acabam não realizando o devido acompanhamento fisioterapêutico.

REFERÊNCIAS

DAMATA, S. R.; FORMIGA, L. M.; ARAÚJO, A. K.; OLIVEIRA, E. A.; OLIVEIRA, A. K.; FORMIGA, R. C. Perfil epidemiológico dos idosos acometidos por acidente vascular cerebral. R. Interd. 2016;9(1):107-17.

Ministério da Saúde (BR). Portaria Nº 665, de 12 de dezembro de 2012 [acesso 10 maio 2020]. Dispõe sobre os critérios de habilitação dos estabelecimentos hospitalares como Centro de Atendimento de Urgência aos Pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), institui o respectivo incentivo financeiro e aprova a Linha de Cuidados em AVC. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/PRT0665_12_04_2012. Html.>

 

Publicado
2021-03-18
Seção
Saúde e Ciências Agroveterinárias - Resumo Expandido