PROPOSTA DE UMA CARTILHA DE ORIENTAÇÕES AO PACIENTE COM ARTROPLASTIA TOTAL DE JOELHO (ATJ)

  • Lucas Bartelle
  • Bruna Eibel
  • Caroline Bernardes FSG

Resumo

INTRODUÇÃO: A OA é uma doença inflamatória e degenerativa progressiva, que acomete as estruturas articulares do joelho como cartilagem, superfície óssea, ligamentos, meniscos, sinóvia e cápsula articular. A deformidade da articulação acarreta consequências como dor, incapacidade funcional e perda da mobilidade, a articulação do joelho é a articulação com maior incidência de osteoartrose. A ATJ consiste na substituição de todos compartimentos articulares (femorotibial medial, femorotibial lateral e o femoropatelar) por uma prótese metálica, com o objetivo de promover o alívio da dor, restaurando o alinhamento, funcionalidade e mobilidade do joelho. OBJETIVO: Elaborar uma cartilha de orientação para pacientes submetidos a ATJ. MÉTODOS: Sendo assim, foi solicitado para que cada estagiário do curso de fisioterapia da FSG, desenvolvesse um guia de orientações domiciliares para pacientes que receberem a alta hospitalar, com assuntos distintos para cada um, tendo em vista os tele atendimentos no período de pandemia. A metodologia para desenvolvimento desta cartilha, consistiu na busca de materiais em bancos de dados como scielo e google acadêmico, sendo que o mesmo foi desenvolvido no período do mês de abril de 2020. RESULTADOS E DISCUSSÕES: O resultado foi obtido através do desenvolvimento de um material explicativo e ilustrativo contento condutas e orientações fisioterapêuticas no período intra-hospitalar e domiciliar (1ª semana de P.O. até a 6ª semana de recuperação) para pacientes com ATJ. CONCLUSÃO: Com base nas informações acima, podemos concluir a importância do desenvolvimento de materiais explicativos para pacientes que demonstrem entendimento da importância na recuperação total da cirurgia especialmente em tempos de pandemia, mostrando de forma ilustrativa e detalhada as condutas a serem seguidas em atendimentos a distância orientadas pelo fisioterapeuta.

REFERÊNCIAS

OLIVEIRA, Tássia Virgíniade Carvalho et al. Avaliação da efetividade da cirurgia de artroplastia total de joelho associada à fisioterapia sob o ponto de vista da funcionalidade. Scire Salutis, Aquidabã, v. 3, n. 2, p. 61-72, set. 2013.

MOREIRA, Benjamim da Silva. ARTROPLASTIA TOTAL DE JOELHO E A REABILITAÇÃO FÍSICA. Corpus Et Scientia, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 64-77, abr. 2014.

Publicado
2021-03-18
Seção
Saúde e Ciências Agroveterinárias - Resumo Expandido