PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE CRÉDITO EM UM COMÉRCIO DE MATERIAIS ELÉTRICOS EM CAXIAS DO SUL

  • Luana Bertotti FSG
  • Cristiane Guazzelli Boschi FSG

Resumo

A política de crédito é uma das ferramentas utilizadas pelas empresas como meio de obtenção do equilíbrio entre as vendas e a qualidade da carteira de clientes. Em seu desenvolvimento são delimitados os procedimentos a serem efetuados desde o momento da venda até a cobrança, quando necessário. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo elaborar uma proposta de política de crédito em um comércio de materiais elétricos em Caxias do Sul. Para isso, a pesquisa aborda os principais conceitos sobre análise de crédito, política de crédito e risco, analisando os aspectos necessários para sua implantação e os modelos de análise de crédito e risco existentes. No que se refere à metodologia, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, desenvolvida com um estudo de caso focado em uma empresa. Seus dados são coletados por meio de entrevistas com funcionários, questionários com profissionais quem atuam em empresas onde há uma política de crédito definida e análise de documentos. A partir da análise de conteúdos, percebe-se que há uma política de crédito na empresa em questão, porém seu processo não está claro nem formalizado. Dessa forma, propõem-se melhorias no processo atual, de modo a compor uma política de crédito que reduza os riscos das operações, formalizando os procedimentos a serem efetuados em cada etapa. Com isso, conclui-se que a política de crédito deve estar alinhada com as características da organização, colaborando para o alcance dos resultados. 

Publicado
2015-03-09