REDE DE COOPERAÇÃO E COMPETITIVIDADE: UMA ANÁLISE DE COOPETIÇÃO EM VINÍCOLAS DA SERRA GAÚCHA

  • Gustavo Mioranza Universidade de Caxias do Sul
  • Paula Patricia Ganzer Universidade de Caxias do Sul
  • Cristine Hermann Nodari Universidade de Caxias do Sul
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul
  • Eric Charles Dorion Universidade de Caxias do Sul

Resumo

: Cooperação e colaboração são normalmente usadas na literatura de negócios como sinônimos, no entanto, podem-se considerar conceitos distintos. O objetivo desta pesquisa foi identificar a existência de cooperação entre indústrias, produtoras de vinhos na Serra Gaúcha, com seus parceiros fornecedores de insumos, através de entrevistas em duas vinícolas, no intuito de analisar se as indústrias praticam coopetição entre si. A metodologia utilizada foi um estudo de caso múltiplo, de caráter qualitativo, exploratório e descritivo em duas vinícolas da Serra Gaúcha. Observou-se que a cooperação com parceiros vinculados com as indústrias, ocorre em nível horizontal, com ganhos para ambos os parceiros e, a colaboração aparece em nível vertical ou horizontal, como apoio de entidades que favorecem colaboração entre uma organização a outra. O papel da coopetição ocorre em nível horizontal e não exclui episódios de colaboração, mas é uma ocorrência simultânea de competição e colaboração entre competidores. As indústrias analisadas praticam coopetição entre si, através da participação em entidades do setor vinícola, onde são trocadas ideias entre empresários em favor do crescimento do setor vinícola na região, porém cada organização possui um ponto de vista distinto, diante da prática de cooperação entre organizações e entidades do setor vinícola.

Biografia do Autor

Gustavo Mioranza, Universidade de Caxias do Sul

Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil, MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil, Graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Experiência na área de Administração especificamente em Marketing, Planejamento Estratégico, Gestão e Desempenho Organizacional e Sucessão Familiar.

Paula Patricia Ganzer, Universidade de Caxias do Sul

Bolsista PROSUP/CAPES, Modalidade I. Cursando Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, no Projeto de Pesquisa Caracterização e Análise das Inovações no Setor da Saúde de Caxias do Sul. 

Cristine Hermann Nodari, Universidade de Caxias do Sul
Cursando Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil. Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista IPA, Porto Alegre, Brasil. Experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão da Inovação, Competitividade e Mercado.
Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul

Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsita do Instituto de Cooperação Iberoamericano, ICI/AECI. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul, PPGA/UCS e Professor da Universidade FEEVALE. Tem experiência na área de Administração e Engenharia Mecânica, com ênfase em Gestão da Inovação Tecnológica, Qualidade, Manutenção Mecânica e Produção de Celulose e Papel, atuando principalmente nas seguintes áreas: gestão empresarial, planejamento estratégico, programa de qualidade, inovação e tecnologia.

Eric Charles Dorion, Universidade de Caxias do Sul

Dr. Eric Dorion holds a Doctorate degree in Business administration - Université de Sherbrooke (2003), a Master degree of Business Administration - Université Laval (1997) and a Bachelor degree in Geography - Université Laval (1985). He is currently professor at the University of Caxias do Sul (RS), the University Feevale (RS), Brazil, and visiting professor at l École de Technologie Supérieure, Canada. Dr. Eric Dorion leads a research group untitled Multidisciplinary Research on Innovation and Competitiveness. He participates as well in a research group untitled Strategy and Market Study. He acts as a member of the Editorial Board of the Journal of IMS Group, India, the Journal of Amity Business School, India, of the Revista de Ocio y Turismo, Spain, and with the International Journal of Global Business, USA. He participates as reviewer for Journals and events in Canada, China, the Netherlands, USA, UK, India and Brazil. Dr. Dorion has experience in the area of Administration, with emphasis in Business Administration, acting mainly in the following subjects: organizational studies, management of innovation and organizational intelligence, business strategy for small and medium companies, entrepreneurship and entrepreneurship education. Professor Dorion has established a research network with Chinese, Indian, North American and European colleagues and also lectured in Canadian, French and some Brazilian universities and companies.

Publicado
2013-03-08