ANÁLISE DE MÉTODO DE CUSTEIO PARA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA EM UMA MICROEMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE USINAGEM

  • Gabriela Caregnato Faculdade da Serra Gaúcha
  • Gisele Carina Pistore Faculdade da Serra Gaúcha
  • Itacir Alves da Silva Faculdade da Serra Gaúcha
  • Cláudio Rotta Faculdade da Serra Gaúcha
  • Josué Dalegrave Faculdade da Serra Gaúcha

Resumo

No cenário atual de mercado, é fundamental conduzir uma eficaz administração, porém, isso é um grande desafio para os gestores, principalmente das micro e pequenas empresas. No mundo globalizado, a facilidade de encontrar o produto ou o serviço desejado, é cada vez maior, sendo assim, a organização necessita de fatores que a tornem atraente, comparando com as demais. Na necessidade de sobrevivência, o conhecimento dos dados para formação do preço de venda dos produtos e serviços torna-se uma vantagem competitiva relevante para as organizações. A empresa estudada neste trabalho não possui uma metodologia adequada para definir seus preços de venda, sendo assim, o objetivo geral deste estudo é analisar os procedimentos para determinar preço de venda baseado em custos. Os objetivos específicos são: conceituar custos, apresentar métodos de custeios existentes, levantar as características específicas que envolvem o serviço de usinagem e propor um método para cálculo do preço de venda. Para isso, utilizou-se como principais embasadores teóricos Crepaldi (2009), Ferreira (2007) e Bornia (2002). Através da fundamentação teórica, são abordadas as terminologias de custos, as classificações deste, os métodos de custeio existentes e as metodologias para definir preços. Os procedimentos metodológicos são estudo de caso, pesquisa exploratória e abordagem qualitativa e quantitativa. Por meio da análise das entrevistas aplicadas ao diretor e a especialistas são identificados os pontos a melhorar da organização, sendo assim é selecionado um produto representativo no faturamento da empresa para propor um cálculo de formação de preço com base nos custos. Após o levantamento dos dados do produto abordado, é identificado o método de custeio que melhor se aplica para a empresa, assim, são realizados os cálculos até a obtenção do preço de venda e realizado um comparativo do preço atual praticado com o preço proposto pelos cálculos, identificando que a organização está tendo um lucro menor do que o desejado. Por fim é identificada a margem de contribuição deste mesmo produto.

Biografia do Autor

Gabriela Caregnato, Faculdade da Serra Gaúcha
Gisele Carina Pistore, Faculdade da Serra Gaúcha
Itacir Alves da Silva, Faculdade da Serra Gaúcha
Cláudio Rotta, Faculdade da Serra Gaúcha
Josué Dalegrave, Faculdade da Serra Gaúcha
Publicado
2015-03-09