INOVAÇÃO NA QI ESCOLAS E FACULDADES: ESTUDO DE UMA PRÁTICA DE MARKETING

  • Tatiane Pellin Cislaghi Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Câmpus Bento Gonçalves
  • Anelise D’Arisbo Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Câmpus Farroupilha
  • Giovana Sbrissa
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul – UCS
  • Eric Charles Henri Dorion Universidade de Caxias do Sul – UCS

Resumo

Inovação envolve novidade ou renovação, trata-se de um processo sistêmico para a criação de valor nas organizações. Um exemplo dessas organizações é a QI Escolas e Faculdades, alvo da pesquisa devido a uma prática de marketing implantada em 2002. O objetivo inicial do artigo foi analisar como ocorreu essa prática dentro da faculdade, evidenciando se a mesma integra o processo inovador de acordo com as fontes bibliográficas pesquisadas e se este pode ser replicado para outras empresas. Utilizou-se como metodologia um modelo de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa. Como técnica de coleta de dados, fez-se uso de entrevista em profundidade semiestruturada, além da análise de documentos e observações na organização do estudo. Os resultados indicaram que o projeto desenvolvido foi uma inovação de marketing, visto que foram envolvidos métodos de marketing não utilizados previamente pela empresa. Além disso, implicou também em inovação organizacional, pois ocasionou mudanças na gestão da empresa.

Biografia do Autor

Tatiane Pellin Cislaghi, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Câmpus Bento Gonçalves
Tatiane Pellin CislaghiDocente na área de Gestão e Comércio Exterior no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Câmpus Bento Gonçalves. Doutoranda em Administração pela Unisinos (2015). Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2013). Graduada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2008).E-mail: tatiane.cislaghi@bento.ifrs.edu.br
Anelise D’Arisbo, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Câmpus Farroupilha

Mestra em Administração pela Universidade de Caxias do Sul; Especialista em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense; Docente de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Endereço de e-mail: anelise.darisbo@farroupilha.ifrs.edu.br.

Giovana Sbrissa

Graduação em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Endereço de e-mail: giovanasbrissa@gmail.com.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul – UCS

Pós-Doutor em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura; Doutor em Administração e Direção de Empresas pelo Universitat Politècnica de Catalunya, Espanha(2001); Mestre em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha; Professor da Universidade de Caxias do Sul – UCS e na Universidade Feevale. Endereço de e-mail: pelayo.olea@gmail.com.

Eric Charles Henri Dorion, Universidade de Caxias do Sul – UCS

PhD em Administração de Negócios pela Université de Sherbrooke (2003); Mestre em Administração de Negócios pela Université Laval (1997); Professor da Universidade de Caxias do Sul - UCS, Feevale e l École de Technologie Supérieure, Canadá. Endereço de e-mail: edorion@ucs.br.

Publicado
2015-08-13