ESTUDO DO STRESS NO AMBIENTE DE TRABALHO DE UMA EMPRESA DO RAMO DE RECICLAGEM

  • Tatiane Pellin Cislaghi Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Câmpus Bento Gonçalves
  • Jéssica Cislaghi Faculdade de Tecnologia TECBrasil
  • Magda De Toni Faculdade de Tecnologia TECBrasil

Resumo

Diante da dinâmica evolução nos métodos de trabalho, o profissional vive sob contínua pressão, exigindo cada vez mais qualificações com vistas a ampliar o seu aprendizado. Nesse contexto, acaba por surgir o stress no ambiente organizacional. Por ser no ambiente de trabalho o local onde passa-se o maior tempo do dia, é nele que o stress começa dar suas primeiras aparições. O stress no trabalho é um problema que atinge a diversas pessoas, podendo ser considerado eustress ou distress. O stress, em si, não é negativo ou positivo, adquirindo essa característica de acordo com a forma da pessoa vivenciar uma determinada situação. Para tanto, o objetivo deste artigo é identificar e analisar as causas que originam o stress no trabalho, evidenciando-se por meio de um exemplo prático de uma empresa do ramo de reciclagem localizada em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Considerando-se o objetivo proposto, fez-se uso de um modelo de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa. A estratégia de pesquisa foi um estudo de caso e como técnica de coleta de dados, questionário com perguntas fechadas, análise de documentos e observações na organização. Como resultado, pode-se perceber que o stress está presente no ambiente de trabalho pesquisado, e que se faz necessário propor e aplicar algumas melhorias, como reformas em setores, layout, além do relacionamento interpessoal que precisa ser trabalhado, melhora na comunicação interna, incentivo em educação e treinamentos, e investimentos em tecnologia da produção e da informação, a fim de facilitar o entendimento entre os colaboradores, aumentar a motivação, confiança e comprometimento dos mesmos, para o desenvolvimento sustentável da organização e dos que dela fazem parte.

Biografia do Autor

Tatiane Pellin Cislaghi, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Câmpus Bento Gonçalves
Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisinos (2015), Mestre em Administração pelo Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade de Caxias do Sul - RS (2013). Graduação em Administração - Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade de Caxias do Sul (2008). Láurea Acadêmica (2008). Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional - IFRS - Câmpus Bento Gonçalves (2011). Experiência desde 2002 no Comércio Internacional. Inglês e Espanhol fluentes, Italiano intermediário. Supervisora do Curso Técnico em Comércio Exterior - Pronatec - IFRS - Câmpus Bento Gonçalves (2012-2014). Professora de Gestão e Comércio Exterior do IFRS - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Bento Gonçalves (desde 2010). Coordenadora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação - IFRS - Câmpus Bento (2014-2015). E-mail: tatiane.cislaghi@bento.ifrs.edu.br
Jéssica Cislaghi, Faculdade de Tecnologia TECBrasil
Cursando MBA em Gerência Empresarial (2013-2014) na Faculdade de Tecnologia TECBrasil. Possui graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Tecnologia TECBrasil - Unidade de Bento Gonçalves (2012). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos. E-mail: jessicacislaghi@yahoo.com.br.
Magda De Toni, Faculdade de Tecnologia TECBrasil
Possui Graduação em Adminsitração com ênfase em Recursos Humanos pela Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves (2006), MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FSG - Faculdade da Serra Gaúcha, de Caxias do Sul (2009), Especialização em Gestão e Docência do Ensino Superior pela FTEC - Faculdade de Tecnologia TECBRASIL, de Caxias do Sul (2011). Atualmente é aluna do curso de Mestrado Profissional em Gestão Educacional pela UNISINOS (2014). É docente universitária nos cursos de graduação e pós-graduação e coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Bacharelado em Administração e do curso de Pós-Graduação: Especialização em Gestão e Docência do Ensino Superior na FTEC - Faculdade de Tecnologia TECBRASIL.
Publicado
2015-08-13