O ENSINO DE CONTABILIDADE FRENTE À CONVERGÊNCIA DA CONTABILIDADE BRASILEIRA AO PADRÃO INTERNACIONAL

  • Jeferson Luís Lopes Goularte Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Alzira Elaine Melo Leal Universidade da Região da Campanha - URCAMP
  • Jefferson Marçal da Rocha Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o ensino de contabilidade frente à convergência da Contabilidade brasileira ao padrão internacional. Justifica-se, pois, o Brasil está em um processo de convergência da Contabilidade brasileira aos padrões internacionais, um processo que começa, inicialmente, com a alteração na legislação societária, que percorre tanto o setor privado quanto o setor público, provocando alterações significativas nas normas contábeis. Dessa forma, o processo de ensino de contabilidade também deve apresentar alterações substanciais, uma vez que alterações conceituais foram introduzidas, indo além de questões de natureza eminentemente técnicas. A pesquisa caracteriza-se por uma pesquisa descritiva e qualitativa, com a coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada com os coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis das IFES localizadas no Rio Grande do Sul, Brasil, sobre o ensino de contabilidade e a convergência da Contabilidade brasileira ao padrão internacional. As principais análises verificadas nesta investigação foram: a preocupação dos coordenadores de cursos com as revisões dos projetos pedagógicos, a necessidade de formação continuada dos professores para enfrentarem as mudanças trazidas pelo processo de convergência, a formação do futuro profissional da contabilidade para o mundo do trabalho, além da necessidade de aproximação das relações dos empresários aos profissionais da contabilidade.

Biografia do Autor

Jeferson Luís Lopes Goularte, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Mestrado em Integración y Cooperación Internacional pela Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Professor Assistente na Universidade Federal do Pampa. E-mail: jefersongoularte@unipampa.edu.br.

Alzira Elaine Melo Leal, Universidade da Região da Campanha - URCAMP

Doutorado em Educação pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil. Professora Titular na Universidade da Região da Campanha. E-mail: alziraml@terra.com.br.

Jefferson Marçal da Rocha, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná, Brasil. Professor Adjunto na Universidade Federal do Pampa. E-mail: jefferson.rocha@unipampa.edu.br. 

Publicado
2015-08-13