IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE CUSTOS E DETERMINAÇÃO DE PREÇO DE VENDA EM UMA ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL DE FLORES DA CUNHA

  • Nadia Zulian Nunes Faculdade da Serra Gaúcha
  • Gisele Carina Pistore FSG

Resumo

A implantação de um sistema de custos e formação de preço de venda são vitais para as empresas no atual mercado cada dia mais exigente. Para manter-se competitivo é fundamental oferecer produtos de qualidade a um bom preço. Portanto, o problema de pesquisa estudado tem como objetivo principal analisar os critérios para a implantação de controle de custos e formação de preço de venda em uma organização contábil. Para alcançar os seus objetivos específicos apresentaram-se os principais conceitos da contabilidade de custos, a classificação dos custos quanto a sua variabilidade e aplicabilidade, os métodos de custeio e suas principais características, bem como, a formação de preço de venda. A pesquisa caracterizou-se por ser um estudo de caso, foi realizada de forma exploratória e os dados foram coletados através de documentos, da observação participante e de entrevistas semiestruturadas, realizadas com o diretor e funcionários da organização e três especialistas da área de custos, sendo que para a parte pratica, selecionou-se dois clientes da empresa, onde constatou-se diversos pontos a serem melhorados. Por fim, realizou-se diversos cálculos e analisou-se os dados, que demonstraram que a empresa não possui nenhum controle de custos e não adota nenhum método de formação de preço de venda, porém, mesmo assim obteve resultado positivo, com relação aos clientes avaliados, porém sugeriu-se reavaliar os demais clientes. 

Publicado
2013-03-08