PLANEJAMENTO DE COMPRAS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA REGIÃO NORTE: UM ESTUDO DE CASO

  • Daniela de Lorenzo Hoffmann IFRS
  • Fabiane Cristina Brand IFRS
  • Tatiane Pellin Cislaghi IFRS

Resumo

O planejamento é uma atividade que acompanha uma boa gestão de compras. Em instituições públicas, a função compras depende de atividades e de procedimentos atrelados à legislação que trata de licitações públicas, em especial à Lei 8.666/93. Uma inadequada administração orçamentária pode ser um motivo para a falta de materiais ou à prestação de serviços, entretanto, deficiências no planejamento e em ações rotineiras também constituem razões para o surgimento de problemas no atendimento da demanda interna e externa. O presente estudo visa analisar a situação de uma universidade pública quanto ao planejamento e ações de gerenciamento da aquisição de materiais para uso interno. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, através da condução de um estudo de caso único em que foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, análise de dados secundários e observação direta. Com base nas análises das informações coletadas durante o período da pesquisa conclui-se que a organização estudada necessita melhorar suas ações de planejamento de compras e controle de materiais.

Publicado
2013-03-08