INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL: O CASO DA IMPLANTAÇÃO DE EQUIPE DE MELHORIA CONTÍNUA

  • Andrei Cardoso Vieira Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Julio Cesar Ferro de Guimarães Faculdade Meridional (IMED)
  • Eliana Andréa Severo Faculdade Meridional (IMED)

Resumo

O desafio das empresas que operam em ambientes onde a globalização da economia e a pressão para atender mercados altamente competitivos são realidades diárias, necessitam avaliar e melhorar constantemente os processos, de modo que sejam obtidos custos compatíveis com a demanda do mercado. O objetivo deste artigo é descrever a implantação de equipe de trabalho com foco de melhoria contínua no setor de acabamento de superfície, em uma empresa fabricante de acessórios para móveis na Serra Gaúcha, no estado do Rio Grande do Sul. Para isso, foi utilizada a metodologia de estudo de caso. Os resultados alcançados podem ser divididos em duas categorias, sendo na primeira os resultados intangíveis, dos quais destaca-se a criação de uma estrutura organizacional, com recursos humanos e infraestrutura que suportam a continuidade do programa e, a formação de equipe treinada para multiplicar o método de trabalho para os demais funcionários da empresa. Na segunda categoria, dos resultados tangíveis, destaca-se a economia financeira, proveniente de alterações no layout que proporcionaram redução no tempo de fabricação do produto.

Biografia do Autor

Andrei Cardoso Vieira, Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Esp. em Gestão Estratégica da Produção. Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Julio Cesar Ferro de Guimarães, Faculdade Meridional (IMED)
Doutor em Administração pela Pontíficia Universidade Católica (PUC/RS) e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professor do PPGA Mestrado em Administração da Faculdade Meridional (IMED).
Eliana Andréa Severo, Faculdade Meridional (IMED)
Doutora em Administração pela Pontíficia Universidade Católica (PUC/RS) e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professora do PPGA Mestrado em Administração da Faculdade Meridional (IMED).
Publicado
2016-05-24