LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DOS TRABALHOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS DA CAPES

  • Fábio Alexandre Basso Especialista em Projetos - FSG. Especialista em Gestão Empresarial - FGV. Bacharel em Ciências da Computação – UCS. Bacharel em Administração - FSG.
  • Gisele Carina Pistores FSG
  • Greice Azevedo Magadan Especialista em Design Estratégico – Unisinos. Arquitetura e Urbanismo – Ritter dos Reis. Endereço eletrônico: greice.magadan@gmail.com

Resumo

Este artigo bibliométrico tem o objetivo de analisar os trabalhos publicados da Capes com o tema de consulta Liderança Transformacional, relacionando as análises, os resultados, as competências e a importância deste modelo de liderança. Diante da análise biliométrica destes trabalhos objetiva-se verificar a quantidade de trabalhos nesta área, anos de publicação, autores e tipos de trabalhos, dentre artigos e dissertações. A metodologia utilizada na pesquisa é exploratória, quantitativa, com consulta sob o tema “Liderança Transformacional” nos periódicos da Capes durante o mês de maio de 2015. Diante das bibliografias analisadas é possível verificar que o Líder Transformacional é capaz de mudar a realidade dos lugares por onde interage, sua capacidade de resolver problemas dos mais simples aos mais complexos faz com que seu perfil seja o ideal para os dias de hoje  frente a um cenário macro econômico desfavorável e em qualquer modelo de negócio. Ainda, diante dos periódicos analisados verifica-se que este assunto é recente nas publicações, tendo o primeiro trabalho em 2004, porém com grande parte dos trabalhos ocorrendo entre 2012 e 2013.

Publicado
2016-05-24