TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO: ESTUDO DE CASO EM UNIDADE COMERCIAL

Juciara Mota de Melo, Jéssica Michel da Silva, Mayara de Oliveira Alves Branco, Tailana Pinz, Gleberson de Santana dos Santos

Resumo


O objetivo desta pesquisa é evidenciar as políticas e práticas de treinamento e desenvolvimento (T&D) de pessoas em unidade comercial do segmento de óticas, destacando a percepção do gestor em relação aos principais motivos e as necessidades, dos quais as empresas devam investir no T&D de suas equipes de trabalho. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, cuja abordagem é qualitativa. Quanto ao método, optou-se pelo estudo de caso em uma empresa do ramo de ótica localizada na cidade de Pelotas/RS, cuja seleção foi por conveniência. Como procedimento de coleta de dados foi utilizado roteiro de entrevista semiestruturada aplicado ao gestor da unidade comercial no mês de março de 2017. Conclui-se que a organização concentra maiores práticas em treinamentos para os novos colaboradores; o gestor considera importante investir em programas de T&D, informando que o desempenho da equipe está relacionado a este investimento. No entanto, afirma não dispor de verba e orçamento empresarial específico para realiza-la, além de não efetivar o levantamento das necessidades de treinamento (LNT) e nem dispor de programa formal para treinamentos.

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