GESTÃO DE RELACIONAMENTO E CRIAÇÃO DE SERVIÇOS: UMA PROPOSTA TECNOLÓGICA DESENVOLVIDA PARA O ATENDIMENTO AO CLIENTE NO RAMO DE VAREJO

  • Marta Maria C Aires Centro Universitário Leonardo da Vinci
  • Andreia Aparecida Pandolfi dos Santos Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Gleberson de Santana dos Santos Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Tecnologia Senac RS

Resumo

Foram muitas as transformações sociais, tecnológicas, políticas, econômicas ao longo do tempo desde o início da história da implantação do Marketing nas organizações. Decorrente a estas transformações, as organizações precisaram se adaptar criando produtos e serviços que suprissem nas diversas necessidades de seus consumidores. O consumidor passou a ser o foco de qualquer negócio e ao entender a sua importância para tais organizações, além das suas necessidades primárias passaram a exigir produtos e serviços exclusivos, personalizados. Contudo as organizações precisaram adequar-se aos padrões de exigências de seus consumidores e iniciou-se o processo de competitividade entre as empresas no que resultou o avanço na qualidade, melhor planejamento com a política de preço e estratégias de marketing para divulgação de seus produtos e a preocupação em satisfazer este consumidor. Dessa forma, este trabalho objetivou a proposição de uma ferramenta tecnológica para melhor atender parceiros – compradores e fornecedores de uma rede atacadista de supermercado. Em resposta ao objetivo estipulado desenvolveu-se uma ferramenta tecnológica nomeada por Accurate. Metodologicamente esta pesquisa é considerada como de natureza descritiva, exploratória e de abordagem qualitativa. Dentre as técnicas de coleta de dados empregadas na pesquisa destacou-se a pesquisa bibliográfica. A conclusão deste trabalho está arrolada à implementação da ferramenta Accurate, proposta com base no contexto e configurações do varejo.

Biografia do Autor

Marta Maria C Aires, Centro Universitário Leonardo da Vinci
Graduanda em Marketing - Centro Universitário Leonardo da Vinci
Andreia Aparecida Pandolfi dos Santos, Universidade do Sul de Santa Catarina
Mestre em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina, especialista em Controladoria e Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Graduação em Administração pela União de Ensino do Sudoeste do Paraná. Atualmente é professora no Centro Universitário Leonardo da Vinci
Gleberson de Santana dos Santos, Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Tecnologia Senac RS
Mestre em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, especialista em Gestão Financeira pela Faculdade de Tecnologia e Ciências com MBA em Planejamento e Gestão Estratégica pelo Centro Universitário Internacional e Graduação em Administração pelo Instituto de Educação Superior Unyahna de Salvador. Atualmente atua como professor substituto na Universidade Federal de Pelotas na Faculdade de Administração e Turismo e professor colaborador nos cursos de pós-graduação na Faculdade de Tecnologia SENAC RS.
Publicado
2018-07-02