QUAIS AS ESTRATÉGIAS QUE OS GESTORES UTILIZAM PARA ALAVANCAGEM FINANCEIRA

  • Shaiana Gonçalves UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí
  • Janypher Marcela Inácio Soares UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

Resumo

O presente artigo teve como objetivo geral analisar as estratégias mais utilizadas pelos gestores para alavancagem financeira. Como objetivos específicos buscou-se diferenciar as classificações das empresas; compreender os conhecimentos sobre alavancagem financeira no público pesquisado e verificar quais são as estratégias utilizadas pelos gestores para alavancagem financeira. A pesquisa utilizou-se do método descritivo, com natureza quantitativa e o levantamento de dados foi realizado por meio de questionário online. A pesquisa foi obtida por meio do Google Forms com questões de múltipla escolha na qual foram tabuladas e traduzidas em gráficos. Os resultados obtidos demonstram que as fontes de financiamento pessoais mais utilizadas são as bancárias com 82,8%, sendo o empréstimo, o produto mais popular, onde 20,6% das empresas tentaram aderir este tipo de produto nos últimos seis meses com a finalidade de reformar/ampliar seus negócios. Observou-se que 52,3% das empresas afirmam que às vezes não conseguem honrar com todos os seus compromissos, e em casos de problemas 54,8% buscam as fontes bancárias para liquidar seus dividendos, ou seja, grande parte das empresas utilizam fontes de financiamento de terceiros para que suas obrigações sejam mantidas em dia. Evidenciando o uso de recurso de terceiros, apenas 63,6% dos entrevistados utilizam capital próprio ou os lucros obtidos para financiar suas operações. No que se refere a alavancagem notou-se que não há conhecimento suficiente sobre o tema, sendo que 52,3% dos respondentes informaram que não sabem o que significa alavancagem financeira e apenas 47,7% teriam conhecimento sobre o assunto, quanto a sua utilização como instrumento de gestão, 47,7% dos entrevistados informaram que não sabiam o que significava alavancagem, enquanto somente 15% tem conhecimento e fazem uso da mesma. Sobre as vantagens de utilizar a alavancagem, 55,1% dos respondentes, ou seja, a maioria, informaram que não sabem quais seriam as vantagens.

Publicado
2020-06-05