ÉTICA CONTÁBIL X PERSPECTIVA DOS CLIENTES

UM ESTUDO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL

  • Uniran lemos da Cruz Universidade Castelo Branco (Professor)
  • Anderson Daniel Vieira Universidade Castelo Branco (Professor)
  • Raquel Corrêa Camilo Braz Universidade Castelo Branco (Aluna)
  • Suzana Fernandes Fonseca Universidade Castelo Branco (Aluna)

Resumo

O desenvolvimento deste artigo teve como tema principal a análise da conduta Ética de um determinado número de profissionais contábeis na execução da atividade, mediante a expectativa de alguns clientes, com foco em profissionais atuantes da área. O trabalho procurou responder como o mercado consumidor de serviços contábeis pode influenciar na postura ética do profissional de contabilidade. A motivação para o presente estudo foi à percepção de que nem sempre a atitude do profissional mediante o Código de Ética do Contador está de acordo com as expectativas de alguns usuários de serviços contábeis. A metodologia utilizada no estudo pode ser classificada como descritiva quanto ao objetivo e quantitativa quanto à abordagem do problema, sendo utilizados conceitos teóricos para fundamentar a pesquisa bibliográfica. Para o procedimento metodológico foi utilizado um questionário, sendo compartilhado em um grupo de profissionais atuantes na área. Atingiu-se aproximadamente 200 profissionais atuantes, totalizando 84 respondentes. Na análise dos dados, percebe-se um perfil de profissionais com pouco tempo de atuação, visto que é a característica principal dos participantes de tais grupos de discussão sobre temas profissionais. De posse dos resultados obtidos, conclui-se que os profissionais respondentes, sendo a maior parte deles com pouco tempo de atuação na área, ainda que respondam que utilizam o código de ética no seu dia a dia, quando são questionados sobre questões a respeito de solicitações de alguns clientes, eles colocam em dúvida se seguiriam ou não o código de ética.

Publicado
2020-06-05