Análise de cluster da personalidade da marca Pepsi Cola em shows de música em Porto Alegre (p.63-74)

  • Aline Queiroz Engel Faculdade da Serra Gaúcha
  • Fernando de Oliveira Santini
  • Rafael Mendes Lübeck
  • Nereida Prudêncio Vianna
  • Miriam Mariani Henz

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo caracterizar as dimensões da personalidade da marca Pepsi-Cola com frequentadores de shows de música no espaço Pepsi onStage em Porto Alegre. Para isso, foram aplicados 300 questionários antes de dois shows de música (Bob Dylan e Los Hermanos) que ocorreram no segundo semestre de 2011. Os resultados foram analisados utilizando-se Análise Fatorial para validar os dados e posteriormente análise de cluster para identificação de agrupamentos entre os respondentes. Os resultados demonstram uma percepção mais positiva da personalidade da marca Pepsi-Cola para o público presente no show musical da banda Los Hermanos. Nas dimensões analisadas observa-se uma atitude favorável para ambos os públicos em relação a percepção de “Diversão” e “Audácia”. Identificou-se dois clusters com percepções diversas sendo o primeiro grupo apresentou uma percepção desfavorável à personalidade da referida marca e o segundo uma percepção favorável.

Palavras-chave: Personalidade da marca; comportamento do consumidor; análise de cluster.

Publicado
2013-03-24
Seção
Artigos