Análise de cluster da personalidade da marca Pepsi Cola em shows de música em Porto Alegre (p.63-74)

Aline Queiroz Engel, Fernando de Oliveira Santini, Rafael Mendes Lübeck, Nereida Prudêncio Vianna, Miriam Mariani Henz

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo caracterizar as dimensões da personalidade da marca Pepsi-Cola com frequentadores de shows de música no espaço Pepsi onStage em Porto Alegre. Para isso, foram aplicados 300 questionários antes de dois shows de música (Bob Dylan e Los Hermanos) que ocorreram no segundo semestre de 2011. Os resultados foram analisados utilizando-se Análise Fatorial para validar os dados e posteriormente análise de cluster para identificação de agrupamentos entre os respondentes. Os resultados demonstram uma percepção mais positiva da personalidade da marca Pepsi-Cola para o público presente no show musical da banda Los Hermanos. Nas dimensões analisadas observa-se uma atitude favorável para ambos os públicos em relação a percepção de “Diversão” e “Audácia”. Identificou-se dois clusters com percepções diversas sendo o primeiro grupo apresentou uma percepção desfavorável à personalidade da referida marca e o segundo uma percepção favorável.

Palavras-chave: Personalidade da marca; comportamento do consumidor; análise de cluster.


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