“Entre o céu e o inferno”: Uma análise da influência da imagem de ídolos na intenção de compra de torcedores de um clube de futebol (p.75-87)

  • Fernando de Oliveira Santini Faculdade da Serra Gaúcha
  • Rafael Mendes Lübeck
  • Cláudio Hoffmann Sampaio
  • Rodrigo Fernandes Pissetti

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a influência da imagem de personalidades ligadas a um clube de futebol, na intenção de compra de camiseta oficial do respectivo clube. Para isso, foi realizado um experimento com a participação de trezentos torcedores do Grêmio Football Porto Alegrense, no qual foram testadas as hipóteses do estudo em três cenários distintos. As hipóteses previam que a imagem positiva e negativa associada a um produto de clube de futebol iria influenciar positivamente e negativamente a intenção de compra do torcedor deste clube e que existiria a interferência, positiva e negativa, da avaliação da marca e imagem do anúncio. Os resultados corroboraram as hipóteses levantadas. Foi demonstrado também, por meio de análise de regressão linear, a explicação significativa da “avaliação do anúncio” e “marca” na formação do comportamento de intenção de compra dos referidos torcedores para com as camisetas do clube.

Palavras-chave: Imagem; experimento de marketing; intenção de compra.

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Artigos