MARCAS GRÁFICAS DE GESTÕES MUNICIPAIS: ESTUDO DE CASO NA PREFEITURA DE SÃO MARCOS

  • Nadine Rech Centro Universitário da Serra Gaúcha

Resumo

Segundo as teorias do design de identidade visual, um bom logotipo deve ser facilmente reconhecível, memorizado e distinguível diante das marcas concorrentes. Além do campo empresarial e comercial, esses princípios também são válidos para a comunicação de instituições públicas e prefeituras municipais. Este artigo estrutura-se em revisão bibliográfica e pesquisa quantitativa, onde foi entrevistada uma amostra de 270 pessoas moradoras do município de São Marcos, com o objetivo de investigar até que ponto a marca divulgada pela gestão municipal era reconhecida pelos seus munícipes. Foi constatado que a grande maioria dos entrevistados não reconhecia ou lembrava da referida marca imediatamente, mesmo quando a sua reprodução impressa era apresentada juntamente com o questionário. O estudo concluiu que a comunicação administrativa e institucional da entidade pesquisada não difundiu com eficácia o logotipo em questão, perdendo oportunidade de desenvolver uma comunicação mais significativa com a população.
Publicado
2018-05-02
Seção
Artigos