DESIGN INFORMATIVO PARA O CONSUMO COLABORATIVO

  • Camila Lovatto Sebben
  • Rodrigo Fernandes Pissetti

Resumo

Consumir sempre foi uma necessidade presente em todas as sociedades. Mas, com o desenvolvimento do modelo capitalista e a comercialização massiva dos produtos industriais, o consumismo passou a exercer significativo impacto sobre os pilares ecológico, sociocultural e econômico da sustentabilidade. Como alternativa, nas últimas décadas surgiu o conceito de consumo colaborativo – ou economia colaborativa, economia compartilhada, economia mesh, sharing ou connected consumption – um novo sistema fundamentado na preocupação, reconhecimento e enriquecimento mútuo entre os participantes, que tem como características a descentralização, redução e reutilização dos produtos, em demanda e oferta flexíveis e ilimitadas. Dentro desta proposta o design gráfico pode ser de grande utilidade na estruturação de sistemas compartilhados, dinamizando a comunicação dos usuários para atividades de doação, aluguel ou empréstimo. No presente trabalho foram estudadas as interfaces gráficas dos websites de três grandes empresas que trabalham com o consumo colaborativo. A análise de usabilidade ergonômica foi realizada conforme o método de observação estruturada seguindo as metas de usabilidade e lista de avaliação de Preece (2005), Rocha (2003) e Kalbach (2009) e nos parâmetros estabelecidos pela norma técnica ABNT NBR ISO 9241 – Requisitos ergonômicos para o trabalho com dispositivos de interação visual Parte 11: Orientações sobre usabilidade (1998). Ao final do estudo, foi constatado que o website Cinese apresenta maior usabilidade e sua organização informacional possibilita uma maior interação comunicativa entre os adeptos do consumo colaborativo.
Publicado
2018-05-02
Seção
Artigos