Avaliando os efeitos da marca de refrigerante na intenção de compra dos consumidores (p.45-55)

  • Fernando de Oliveira Santini
  • Cláudia Paes Borba
  • Marise Manire Ugaldi
  • Geanderson Lenz de Souza
  • Flávio Antonio Zago

Resumo

De acordo com os autores pesquisados, a marca apresenta papel importante para influenciar na decisão de compra do consumidor quando os produtos são similares em termos de performance. O presente estudo, buscando avaliar esta questão, tem como objetivo avaliar o impacto da marca sobre as preferências dos consumidores de refrigerante Guaraná. Com este objetivo foi realizado um quase-experimento com cento e quarenta e sete universitários. Verificou-se também o brand equity das marcas, mensuradas a partir das escalas de Yoo & Donthu (1997; 2001). Este trabalho ratifica resultados já encontrados em outros estudos em que fica caracterizado o efeito da marca sobre a preferência de escolha do consumidor, sendo que a imagem criada por ela, muitas vezes sobrepõe o desempenho do produto em si (URDAN; URDAN, 2001; SANTINI et al., 2010).

Palavras-Chave: Marketing; Comportamento do Consumidor; Marca.

Publicado
2012-03-26
Seção
Artigos