Avaliando os efeitos da marca de refrigerante na intenção de compra dos consumidores (p.45-55)

Fernando de Oliveira Santini, Cláudia Paes Borba, Marise Manire Ugaldi, Geanderson Lenz de Souza, Flávio Antonio Zago

Resumo


De acordo com os autores pesquisados, a marca apresenta papel importante para influenciar na decisão de compra do consumidor quando os produtos são similares em termos de performance. O presente estudo, buscando avaliar esta questão, tem como objetivo avaliar o impacto da marca sobre as preferências dos consumidores de refrigerante Guaraná. Com este objetivo foi realizado um quase-experimento com cento e quarenta e sete universitários. Verificou-se também o brand equity das marcas, mensuradas a partir das escalas de Yoo & Donthu (1997; 2001). Este trabalho ratifica resultados já encontrados em outros estudos em que fica caracterizado o efeito da marca sobre a preferência de escolha do consumidor, sendo que a imagem criada por ela, muitas vezes sobrepõe o desempenho do produto em si (URDAN; URDAN, 2001; SANTINI et al., 2010).

Palavras-Chave: Marketing; Comportamento do Consumidor; Marca.


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