O DESIGN COMO PROCESSO DE APRENDIZADO NA FORMAÇÃO DE UMA CULTURA SUSTENTÁVEL

  • Pamela Bender Machado Faculdade da Serra Gaúcha - FSG

Resumo

<!-- /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-language:PT-BR;} span.msoIns {mso-style-type:export-only; mso-style-name:""; text-decoration:underline; text-underline:single; color:teal;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-size:11.0pt; mso-ansi-font-size:11.0pt; mso-bidi-font-size:11.0pt; font-family:Calibri; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;} .MsoPapDefault {mso-style-type:export-only; margin-bottom:10.0pt; line-height:115%;} @page WordSection1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:72.0pt 90.0pt 72.0pt 90.0pt; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.WordSection1 {page:WordSection1;} -->

Os impactos negativos ocasionados pela ausência de alfabetização ecológica são preocupações do design enquanto responsável por questões socioambientais. No design social as estratégias são direcionadas a um público carente de bem-estar ou em situação de risco e vulnerabilidade. A escola pode ser um espaço potencial ao educando sobre a reflexão da problemática socioambiental. O objetivo do estudo foi reconhecer o design como processo de aprendizado na formação de cultura sustentável em Caxias do Sul no que se refere ao descarte de resíduos sólidos. A pesquisa se caracteriza como pesquisa-ação qualitativa e de natureza híbrida. Aplicou-se metodologia projetual de design com base no Design Thinking (BROWN, 2010; DESIGN COUNCIL, 2005), cujo seu epicentro está em transformar uma realidade existente em uma realidade desejada. Entre os resultados, verificou-se que os materiais gráficos elaborados pela empresa de coleta de resíduos da cidade com o objetivo de instruir a população sobre o descarte dos resíduos, abordavam como foco primário da mensagem a ação de manter a cidade limpa e não a separação correta dos resíduos. Identificou-se a importância de hábitos socioambientais e que os princípios norteadores devem ser contemplados no projeto de design gráfico. O design surge como potencial instrumento de aprendizado para as práticas de alfabetização ecológica e como rede de compartilhamento de ideias sustentáveis, de forma a incitar uma rede colaborativa de agentes de mudança.

Publicado
2016-12-22
Seção
Educação Ambiental: iniciativas e experiências de educação formal e não-formal